José Ricardo promove a segunda Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias

By -
Dep. José Ricardo

Dep. José Ricardo

Acontecerá nesta terça-feira (23), às 11h, a segunda Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, no miniplenário Cônego Azevedo, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A primeira discussão ocorreu na última sexta-feira (19), na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro de Manaus. Os dois debates são de autoria do presidente desta comissão, deputado José Ricardo Wendling (PT), e visa apresentar à população esta lei orçamentária e colher sugestões para serem propostas como emendas.

As leis orçamentárias são as principais leis discutidas na Assembleia Legislativa do Estado, e a LDO é a que fixa as metas e prioridades da Administração Pública, e faz a ligação entre as outras duas leis orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA), de ações para os quatro anos, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o ano seguinte, neste caso 2016.

“Queremos com estas audiências públicas possibilitar que a população possa opinar na definição de prioridades do orçamento do Estado, já que o governo estadual não cria espaços para que o cidadão venha expor o que pensa sobre a destinação dos recursos públicos do Estado. Para o próximo ano, a previsão de recursos é de R$ 16,3 bilhões, e para os quatros anos o montante deve chegar a R$ 63 bilhões”, ressaltou o parlamentar.

Na primeira audiência foram coletadas várias sugestões para o orçamento, relacionadas a políticas públicas nas áreas da moradia, saúde, educação, segurança, transparência dos recursos e ações voltadas às mulheres, aos idosos e à juventude, que serão apresentadas como emendas parlamentares.

Roberto Brasil