José Ricardo faz carreata e propõem a criação do “Pedalando na Cidade”

By -

carreata-2_18-9

Em carreata pelas zonas Centro-Sul e Norte da cidade, que começou na Bola do Eldorado e terminou no bairro de Santa Etelvina com minicomício, o candidato José Ricardo (PT), seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), e toda a militância da coligação “Compromisso com o Povo” receberam o apoio da população por onde passaram e falaram das propostas que defendem no Plano de Governo para Manaus.

As políticas públicas de mobilidade tiveram destaque, como a implementação do “Pedalando na Cidade”, com a criação e a ampliação de ciclovias, a implantação dos “bicicletários” e a conversão das faixas exclusivas em ciclofaixas aos domingos e feriados.

José Ricardo destacou que a mobilidade urbana deve ser uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas, fazendo com que os gestores públicos apresentem soluções para o tráfego de novos veículos que, a cada ano, passam a circular pelas vias urbanas. “Precisamos garantir as condições necessárias para que a população possa utilizar os serviços públicos e privados e exercer o seu direito de ir e vir, seja a pé, de carro, de moto, de ônibus ou de bicicleta”, disse ele, ressaltando que essa última modalidade de transporte tem crescido muito na capital e precisa ser priorizada pela Prefeitura.

minicomicio-no-santa-etelvina

Ele já denunciou no parlamento estadual que o atual prefeito de Manaus deu um mau exemplo para cidade e seus moradores, quando não cumpriu com promessas na área da mobilidade. “Prometeu fazer 80 quilômetros de ciclovia ao longo do seu mandato e só fez seis quilômetros, pintando faixas nas calçadas. Uma obra questionável, porque não deveria tirar o espaço dos pedestres, mas ampliar para os ciclistas”, declarou o candidato, acrescentando que, enquanto isso, todos os dias, praticantes de ciclismo correm perigo nas ruas, disputando os espaços com ônibus, carros e motos, pela falta de corredores exclusivos, além de pessoas perdendo a vida na “Faixa Azul”.

Por isso, a coligação quer construir e ampliar as ciclovias, promovendo campanhas educativas sobre a importância desses espaços exclusivos; converter as faixas exclusivas em vias para a prática do ciclismo e outros aos domingos e feriados; implantar nos aparelhos públicos municipais, principalmente nas escolas, “bicicletários”, como forma de incentivo ao uso da bicicleta; regulamentar, fiscalizar e controlar o acesso e circulação, permanentes ou temporários, de determinados veículos motorizados em locais e horários predeterminados; além de ampliar espaços exclusivos nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados, simultaneamente, com uma política de conscientização da sociedade sobre a importância desses espaços exclusivos.

Como agenda de rua desta segunda-feira (19), os candidatos estarão, às 8h, em panfletagem com “bandeiraço” na Avenida Leonardo Malcher, Centro; às 9h, reúnem-se com integrantes de grupos de HIV/Aids, no Conjunto Viver Melhor, Zona Norte; e, às 10h30, participam das apresentações de propostas da Rede Maniva de Agroecologia aos candidatos a prefeito, no Campos do Ifam, no Distrito Industrial, Zona Leste. Já às 16h, estarão em reunião com moradores do Parque Açaí, no Novo Aleixo, Zona Norte; às 17h30, fazem panfletagem com “bandeiraço” no Manôa, Zona Norte; e, às 20h, reúnem-se com comunitários do bairro de São Geraldo, Zona Centro-Sul.

Áida Fernandes