José Ricardo afirma que irá administrar de forma transparente

By -
Dep. José Ricardo

Dep. José Ricardo

Da Redação – Nesta terça-feira (11), o BLOG DA FLORESTA dá continuidade as entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Manaus ouvindo o deputado José Ricardo, da coligação PT e PC do B, que disse como irá priorizar a moradia popular, de forma transparente, com a participação da sociedade. Salientou sua promessa de acabar com as obras superfaturadas. Questionou a atual administração municipal, que não resolveu, sequer, a questão do abastecimento de agua e nem solucionou os problemas da mobilidade urbana. Ricardo em todo o curso de sua entrevista detonou a administração Arthur Neto. Mostrou com números e letras que nesses quatro anos nada houve de concreto para melhorar a cidade. Da educação e saúde ao transporte coletivo e mobilidade urbana, “praticamente nada foi feito”. “O prefeito Arthur devia ser varrido de Manaus por frear vários projetos de benefícios para cidade, principalmente no setor da habitação, onde fez de tudo para que o projeto federal Minha Casa, Minha Vida não se concretizasse em Manaus”. Confira a entrevista.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 02Blog da Floresta: Por que o senhor quer ser Prefeito de Manaus?

José Ricardo: Porque queremos mudar a realidade Manaus, temos uma administração sem gestão participativa, sem transparência, não tem diálogo com a sociedade, queremos mudar a realidade econômica e social. É possível administrar de forma participativa e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 07BDF: Uma prioridade a ser resolvida é a saúde. O que o senhor irá fazer concretamente nesta área?       

JR: A Atenção Primária ou Básica (clínico geral, pediátrico, geriatras, atenção às pessoas com deficiências e outros) deve ser priorizada, pois hoje apenas 50% tem cobertura. Pretendemos expandir este serviço com o ‘médico da família’. Pretendemos ampliar fisicamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) através dos recursos federais para torna-las mais eficientes.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 03BDF: Quais as suas propostas para melhorar a questão da Mobilidade Urbana?

JR: O planejamento para melhorar a mobilidade urbana foi feito sem participação, então é importante planejar junto à sociedade. Nossa proposta será de intervenções no sistema viário. Temos trinta gargalos que deverão sofrer intervenções (passagem de nível, sinalização e outros). Iremos criar um corredor exclusivo para dar agilidade (de ponta a ponta) e pretendemos implantar o Veículo Leve Sem Trilhos (VLT) por ser mais adequado, mais barato e mais compatível com a nossa realidade.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 04BDF: Como o senhor pretende encarar o problema do transporte coletivo?

JR: Iremos realizar auditorias tanto das Empresas quanto da tarifa e este serviço deve ser gerenciado pela Prefeitura. Não há dados sequer de quanto custa a mão de obra no transporte coletivo. Por outro lado, as obrigações das empresas não estão sendo cumpridas e iremos zelar pela qualidade do serviço.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 06BDF: E quanto ao problema de abastecimento de água?

JR: Só por esta razão, o Prefeito de Manaus devia tomar vergonha na cara e pedir as contas, porque não tem competência para garantir uma necessidade básica como o abastecimento de água. Temos que rever os critérios do contrato da Manaus Ambiental, pois é um crime de responsabilidade em contra a população. Pensamos administrar de forma transparente e acabar com o superfaturamento de obras. Haverá uma economia nas obras porque agora parece que institucionalizaram os aditivos de contrato que encarecem e demoram as entregas.  Pretendemos usar recursos federais, assim como internacionais, para grandes obras de infraestrutura como em todas as cidades grandes.

BDF: Na educação o que será feito?

JR: Iremos acabar com os prédios alugados não apenas por serem inapropriados, mas porque são forma de desvio de dinheiro em detrimento da qualidade da educação. Nossa proposta é um Programa para construir escolas completas não como agora, onde apenas  23% das escolas municipais contam com quadra esportiva. Com apenas a metade do gasto em publicidade (2015) do atual Prefeito poderiam ter sido construídas 25 novas escolas completas.

jose-ricardo-blogdafloresta-entrevista 05BDF: Durante sua ‘consulta participativa’ o que foi colocado pela população como prioridade?

JR: A moradia foi uma demanda que deve ser atendida e pensamos numa parceria com a Suframa para contar com áreas onde haja investimento de empresas e sejam construídas moradias populares, isto permite o exercício do direito social e gera renda. Nesta gestão o Prefeito não construiu nenhuma casa, mas pelo contrário ajudou a derrubar muitas e não atendeu esta demanda. (Mercedes Guzmán e Jersey Nazareno – Fotos: Michael Dantas)

Roberto Brasil