José Melo faz mobilização de campanha em Anamã, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva

By -

melloA mobilização política do governador José Melo (Pros), candidato à reeleição pela coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’, reuniu multidões nos municípios de Anamã, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva neste domingo, dia 28 de setembro. Ao lado do ex-governador Omar Aziz (PSD), que concorre ao Senado Federal, Melo intensificou a campanha no interior no último final de semana antes das eleições. Seis municípios foram visitados entre sábado e domingo pelo grupo.

mello2

Com as ruas tomadas por uma multidão, Melo e Omar abriram a agenda de campanha em Anamã no domingo. À tarde, a ação política aconteceu no Careiro da Várzea. Fechando a programação, à noite, um grande comício ocorre em Rio Preto da Eva. As carreatas, caminhadas e comícios foram seguidos de perto pela população. Milhares de pessoas participaram dos atos ao longo da jornada política. No sábado, os atos movimentaram Alvarães, Uarini e Coari.

Em Coari, na noite de sábado, a praça lotou para ouvir as propostas de José Melo e Omar Aziz. No município, o governador afirmou que aguarda a decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas para fazer a intervenção. “É hora de fazer os recursos serem revertidos em benefício do povo de Coari e não daqueles que nem aqui vivem”, disse o candidato à reeleição, referindo-se a exploração do gás natural.

mello3

José Melo afirmou ainda que o governo do Estado vem aplicando recursos para a pavimentação das ruas e a construção de uma Escola de Tempo Integral e disse que pretende construir novo CETI no bairro do Pera e reformar quatro escolas estaduais. Outro desafio é o asfaltamento da estrada que faz a ligação com a comunidade de Ipapeua.

Em Anamã, Melo destacou a construção de um novo núcleo da UEA e de uma escola de tempo integral. Ele disse ainda que o município será contemplado com o projeto destinado ao setor rural que vai recuperar as vicinais em todo o interior.

mello4

Durante a jornada política no interior, Melo destacou a implantação de novos programas para gerar avanços para o interior. Na educação, com a proposta de expandir de 25% para 30% o orçamento da educação, será possível ampliar melhorias na rede e para os servidores da educação. A construção de escolas de tempo integral em todos os municípios é outra proposta garantida no plano de governo de Melo.

Na saúde, o governador que concorre à reeleição vai criar o programa ‘Pronto Especialista’, que vai criar 14 polos de atendimento em saúde com médicos especialistas. Em seu plano de governo, o financiamento da rede de atenção básica de saúde dos municípios também está garantida, o que vai permitir melhorias em toda a estrutura de saúde no interior. No governo feito ao lado de Omar Aziz, todo o interior foi beneficiado com a entrega de ambulâncias e ambulanchas.

O programa Banco do Povo também recebeu destaque durante a passagem do governador. Segundo Melo, a novidade é criada para atender a população mais carente e que tem a vontade de montar seu próprio negócio. Com o Banco do Povo, será oferecido financiamento e acompanhamento empresarial. As operações terão juros de 3% ao ano, sete vezes menor que as condições dos bancos privados.

“Vamos criar o Banco do Povo. Será um banco para a população mais carente e terá até R$ 15 mil de empréstimos, com juros baixos. Nossas costureiras, as pessoas que tem pequenos negócios, fiquem tranquilas. O Banco vai bater na sua porta para emprestar dinheiro para você ter seu próprio negócio”, disse Melo, durante comício em Anamã.

mello5

Na área urbana, a expectativa é atender pequenos empreendimentos de bairros, como salões de beleza, lanchonetes, bancas de churrasco e confecções, afirma José Melo. No setor rural, os recursos podem atender a compra de insumos, combustíveis, motores, material de pesca e sementes, por exemplo. Unidades do Banco serão instaladas nos bairros de Manaus. No interior, o atendimento será feito através da Casa do Produtor, outra novidade de Melo para o setor primário que vai reunir em um só lugar todos os órgãos ligados à assistência ao produtor.

Em Anamã, o candidato ao senado Omar Aziz falou de suas ações nos últimos quatro anos quando esteve a frente do governo com destaque para as áreas da saúde, educação e infraestrutura, como a implantação da vacina do HPV contra o colo de útero, a compra dos mamógrafos para os hospitais do interior, a entrega de tablets para professores e alunos do terceiro ano e a valorização dos trabalhadores da educação.

“Aquilo que foi possível ajudar, eu fiz por Anamã em quatro anos. Ao contrário do outro governador que passou oito anos e não fez nada por este município. Fizemos muito em tão pouco. Não tem como comparar nosso governo com o deles. Por isso, vamos lá. 90neles! Vamos continuar esse governo que olha pelas pessoas que governa com o coração, e aqui em Anamã não será diferente”, afirmou Aziz.

Mario Dantas