José Melo destaca investimento em tecnologia de informação no serviço público

By -
“Reuniões como essas são importantes para que conheçamos experimentos que existem Brasil a fora", destacou Melo

“Reuniões como essas são importantes para que conheçamos experimentos que existem Brasil a fora”, destacou Melo

Em encontro com gestores públicos da área de tecnologia da informação, nesta quinta-feira, 26 de novembro, o governador José Melo destacou a importância dos investimentos na modernização tecnológica para a melhoria dos serviços públicos oferecidos e a redução de custos na administração pública. A 132ª Reunião do Conselho de Presidentes e Dirigentes das Instituições Associadas da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) está sendo realizada em Manaus, no Hotel Quality, zona centro-sul de Manaus, e reúne gestores de todo o país.

Acompanhado do presidente da Empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Márcio Silva de Lira, e de outros secretários de Estado, o governador ressaltou as melhorias que estão sendo realizadas na gestão estadual dos serviços públicos com a implantação de sistemas desenvolvidos pela Prodam. “Essas novas tecnologias da informação, que já estão sendo usadas no nosso Governo, vão facilitar a vida tanto de quem trabalha no serviço público quanto de quem busca esses serviços, melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo custos”, frisou José Melo.

O governador deu como exemplo o programa de modernização administrativa da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em que o servidor, agora, pode consultar, inclusive por meio de um aplicativo de telefone celular, contracheques e demais informações administrativas. O sistema também permite a virtualização de processos, com a substituição do papel por sistema informatizado. Com o novo Portal do Servidor, o governo pretende economizar cerca de R$ 1 milhão anualmente.

encontro-gestores-melo-2José Melo também ressaltou que outros setores da administração pública estadual estão passando por esse processo de informatização e melhoria dos serviços, como a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e Junta Comercial do Amazonas (Jucea) e que encontros como o da ABEP são importantes para a troca de experiências entre os gestores. “Reuniões como essas são importantes para que conheçamos experimentos que existem Brasil a fora, unindo aos nossos e introduzindo cada vez mais no serviço público amazonense”.

O evento que acontece até a próxima sexta-feira, 27 de novembro,  conta com a participação de dirigentes de empresas de processamento de dados de Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Paraná, com quem o Amazonas vem trabalhando em parceria no desenvolvimento do sistema de Gestão Integrada da Saúde (GIS), como destacou o diretor-presidente da Prodram, Márcio Silva de Lira.

Márcio Lira lembrou ainda que sistemas desenvolvidos no Amazonas também já são utilizados em outros Estados, como o de controle de diárias e passagens utilizados pela Sead e ressaltou a realização em 2016 em Manaus do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública, o maior evento do setor no país.

Um dos destaques da programação do encontro é a apresentação do Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento (SPCF), desenvolvido pela Prodram. A solução integra e controla todo o ciclo de contratações e de faturamento da empresa, garantindo a agilidade na tomada de decisões dos gestores públicos. Também serão discutidos os desafios da TI Bimodal na construção do Governo Digital e as responsabilidades e desafios das Mídias Sociais.

Roberto Brasil