Jorge Teixeira ganhará projeto inédito de coleta seletiva

By -
O projeto irá gerar renda para os trabalhadores que atuam com a coleta seletiva na região

O projeto irá gerar renda para os trabalhadores que atuam com a coleta seletiva na região

O Jorge Teixeira – 3ª Etapa, na zona Leste, será o primeiro bairro da capital a receber um projeto de coleta seletiva solidária. A iniciativa, que deverá ser implantada até o próximo ano, é uma parceria da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

O projeto consiste na construção de uma estrutura equipada para coleta, seleção e reciclagem de resíduos. Além de contribuir para o meio ambiente e a saúde pública, o projeto irá gerar renda para os trabalhadores que atuam com a coleta seletiva na região.

Os primeiros detalhes do projeto foram definidos em reunião realizada entre representantes do Prourbis, da Semulsp, membros do Comitê de Representantes da Comunidade (CRC) e associações de catadores.

“Essa parceria é uma iniciativa fundamental para atingir o principal objetivo do Prourbis, que é tornar o Jorge Teixeira – 3ª Etapa, o bairro modelo de Manaus”, afirmou o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

Segundo o subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhouer Campos, o projeto, que está sendo desenvolvido pela primeira vez no Estado, será usado como modelo para outros bairros da cidade e até mesmo para outros municípios do Amazonas. “Através do Prourbis, surgiu essa oportunidade de implantarmos essa ideia de forma contundente e organizada”, explicou.

“Quem irá trabalhar na nova estrutura criada pela prefeitura serão os catadores. Além disso, a preferência será dada aos membros da comunidade que já atuam e vivem na área. Assim nós iremos aproximar a população dos trabalhadores”, completou Eisenhouer.

Presente a reunião, catadores aprovaram a iniciativa e se mostraram dispostos a contribuir com o projeto. “Era o que faltava para que desenvolvêssemos um trabalho melhor dentro da comunidade. Com certeza todos os catadores vão contribuir com isso”, disse o representante da Cooperativa de Catadores Aliança, Francisco Saraiva.

Coleta e educação ambiental 

O Prourbis já vem desenvolvendo uma série de atividades socioambientais para incentivar a coleta seletiva no bairro Jorge Teixeira – 3aEtapa. Exemplo são as palestras de conscientização e mutirões de limpeza nas ruas do bairro para a redução das mais de 200 toneladas de resíduos produzidos todos os meses na localidade.

Ao todo, o programa já realizou três mutirões de limpeza e mais de cinco palestras educativas para crianças da rede pública de ensino e moradores dos conjuntos habitacionais construídos pelo Prourbis no bairro.

“A conscientização e educação da população também é prioridade. Não basta apenas limpar as ruas e implantar novos pontos de coleta. Temos que instruir e criar novos hábitos de preservação na população”, completou Claudemir Andrade.

Roberto Brasil