Jogos indígenas encerra hoje com as finais em seis modalidades

By -

Jogos-Indigenas-75

Benjamin Constant (AM) —A manhã deste sábado, último dia dos Jogos Tradicionais e Intercultural da 1ª. Copa Indígena do Alto Solimões movimentou a Comunidade Indígena de Filadélfia, município de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus, região do Alto Solimões), sede do primeiro grande evento esportivo indígena multicultural com provas duas provas individuais e uma coletiva, com racha lenha, cabo-de-guerra e corrida de 100 metros na rua.

Jogos-Indigenas-77

A primeira prova, a de racha lenha testou a habilidade e força dos atletas indígenas masculino e feminino, em conseguir rachar lenha com machado no menor tempo.

Na categoria feminino, a prova foi vencida pela índia Tikuna da Comunidade Indígena de Campo Alegre, município de São Paulo de Olivença, Marlicia Dias de Souza ao conseguir com cinco golpes, cortar um tronco de dez centímetros.

Já na categoria masculino, o vencedor foi Odico Martins Gabriel, da etnia Tikuna e morador na Comunidade Indígena de Porto Espiritual ao rachar no meio um tronco de castanheira em menos de dez minutos.

A grande disputa ocorreu na prova coletiva do cabo-de-guerra, uma espécie de revanche entre as equipes de Filadélfia da etnia Tikuna e os Marubos do município de Atalaia do Norte.

Jogos-Indigenas-76

Na última competição intertribal realizada na Comunidade Indígena de Belém do Solimões no município de Tabatinga, a prova foi vencida pelos Marubos.

A prova foi realizada em ambiente fechado, na quadra de esportes da Escola Municipal Ebenezer, devido as más condições da rua devido as constantes chuvas.

A equipe de Filadélfia, Tikuna, venceu em meio a polêmica na disputa que exige força coletiva. Dois atletas não inscritos como reservas assumiram o cabo, enquanto que a equipe dos Marubos contou com um atleta a mais, na prova que exige a participação de oito atletas e dois reservas.

Jogos-Indigenas-74

Filadélfia voltou a vencer na categoria feminina batendo as Tikuna da Comunidade Indígena de Umariaçú do município de Tabatinga.

Na corrida de 100 metros na rua, o vencedor foi Marilei Silva, Kokama do bairro de Bom Jardim em Benjamin Constant e no feminino a vencedora foi Nilza da Comunidade Indígena de Umariaçú.

Ainda neste sábado serão realizadas as finais de futebol de campo, futsal e vôlei nas categorias feminino e masculino.

Os jogos serão encerrados logo mais à noite com a entrega dos troféus e medalhas.

Os primeiros jogos tradicionais é uma realização da Prefeitura de Benjamin Constant, Ministério dos Esportes e da Liga Esportiva de Filadélfia.

Durante sete dias, 17 delegações dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá de cinco etnias – Tikuna, Matis, Marubo, Mayoruna e Kokama – participaram de 22 modalidades esportivas na Comunidade de Filadélfia, sede dos jogos, o primeiro grande evento esportivo indígena realizado no Estado do Amazonas.//Texto e Fotos : Eduardo Gomes

Mario Dantas