Jogo amistoso ‘Aldo x Pizzonia’ altera trânsito neste sábado

By -
O jogo beneficente terá rodada dupla: uma às 15h e outra às 18h

O jogo beneficente terá rodada dupla: uma às 15h e outra às 18h

Para garantir a tranquilidade e segurança para o público de mais de 40 mil pessoas no jogo beneficente “Amigos do José Aldo x Amigos do Pizzonia” no próximo sábado, dia 27 de fevereiro, na Arena da Amazônia, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) estabeleceu um Plano de Operação Integrada de Segurança para o evento, que também vai servir como evento-teste para o Torneio Olímpico de Futebol em Manaus. A Operação envolve todo o sistema de segurança pública do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A previsão é de que sejam empregados 1,5 mil servidores.

Vitor Souza-2988

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul, representantes de diversos órgãos estaduais e municipais alinharam os últimos aspectos técnicos do evento referentes à mobilidade urbana, acesso do público à Arena da Amazônia, saúde, segurança e voluntariado.

Entre as áreas alinhadas no Plano Operacional está a interdição no entorno da Arena da Amazônia. O trânsito ficará interditado a partir das 11h na Avenida Constantino Nery, no sentido bairro-Centro, que compreende as intermediações do Aeroclube até à Arena da Amazônia. A partir das 15h, serão interditadas as avenidas Constantino Nery (da rodoviária até o cruzamento com a Darcy Vargas), Pedro Teixeira (a partir da Vila Olímpica até o cruzamento com a Djalma Batista) e Loris Cordovil (até o SPA do Alvorada). O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que os moradores do entorno da Arena da Amazônia poderão acessar a área interditada mediante apresentação de comprovante de residência.

“O Plano de Segurança está sendo estruturado com base nas premissas do Comitê Organizador RIO 2016, considerando que esse evento para o nosso Estado é um evento-teste, porque vamos testar diversas atividades integradas que serão desenvolvidas também nos Jogos Olímpicos. E é sempre importante ressaltar para a população que costuma transitar nessas áreas adjacentes da Arena da Amazônia”, explicou o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, coronel Dan Câmara.

Dan Câmara

Coronel Dan Câmara.

Dentro da Arena da Amazônia funcionará um Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) com representantes dos órgãos envolvidos na operação, que será monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Para Dan Câmara, será possível monitorar os perímetros internos e externos da Arena da Amazônia.

“Os dois centros vão operar em conjunto. E do Centro de Comando do Aleixo vamos conseguir ver o que acontece dentro da Arena e nos perímetros externos do Estádio. Em casos de necessidades conseguiremos mobilizar de forma ágil e dar apoio para as forças que estão operando na Arena ou até atender as contingências”.

Saúde –  A estrutura da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) no evento será composta por duas ambulâncias UTI de suporte avançado no campo e duas ambulâncias de simples remoção que vão dar apoio aos quatro postos de atendimento médico dentro da Arena da Amazônia. A equipe será composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os casos de urgências serão transferidos para as unidades hospitalares mais próximas, como os SPAs, e, em casos de traumas, as vítimas serão transferidas para os Hospitais João Lúcio e 28 de Agosto.

Mobilidade – A operação tem o intuito de garantir a segurança da população com mobilidade e agilidade, sem comprometer os serviços essenciais que acontecem na região do entorno da Arena da Amazônia. Como é o caso da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), localizada entre as avenidas Pedro Teixeira e Constantino Nery. Quem for utilizar os serviços da unidade vai poder entrar pela Avenida Constantino Nery e sair pela mesma via.

As pessoas com deficiência que vão assistir ao jogo na Arena terão acesso pela Avenida Pedro Teixeira, onde vão poder estacionar seus carros na Fundação Vila Olímpica e seguir nos ônibus autorizado pela Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU) para transportá-las até a Arena da Amazônia, com entrada pelo portão A. Para isso, é necessário ter em mãos o ingresso do jogo ou a credencial de acesso de pessoas com deficiência.

A maior pontuação foi pelo Impacto Visual e depois Inovação

Abertura dos portões – O evento beneficente contará com duas partidas de futebol. A primeira, às 15h, será uma competição com jogadores juniores dos times São Raimundo e Rio Negro. Às 18h, acontecerá o jogo principal com a participação de José Aldo, Antonio Pizzonia, artistas e atletas convidados. Os portões vão ser abertos às 13h.

O jogo tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar os municípios atingidos pela seca deste ano e para as organizações da sociedade civil atendidas pelo Fundo de Promoção Social (FPS).

Os alimentos podem ser trocados por ingressos nos locais: Fundação Vila Olímpica (FVO), Centros de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Daou, Centro de Convivência do Idoso da Aparecida, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Estádio Carlos Zamith, Núcleo Integrado de Proteção Social do Jorge Teixeira e Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped), este último somente para pessoas com deficiência e familiares. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.

Os pontos de troca irão funcionar até a véspera do jogo, dia 26 de fevereiro. No dia do jogo, dia 27, somente o posto da Fundação Vila Olímpica irá funcionar. Com apenas um ingresso, o torcedor poderá assistir aos dois jogos que serão realizados no estádio.

No dia do evento, mais de 500 voluntários vão auxiliar as pessoas no acesso aos assentos determinados no próprio ingresso, seja na parte inferior ou superior das arquibancadas. Vale ressaltar que não será permitida a entrada de pessoas na Arena sem o ingresso ou a venda e compra do mesmo por cambistas.

Participações – Além do lutador de UFC, José Aldo, e do piloto de automobilismo Antonio Pizzonia, participam do jogo artistas como o cantor Thiaguinho, o protagonista da novela global “Totalmente Demais”, Felipe Simas, o ator Rafael Cardoso, que interpretou o personagem Felipe na novela da Rede Globo “Além do Tempo”, além de personalidades do esporte nacional, como Zico, o piloto Rubens Barrichello, os ex-jogadores Leandro Ávila e Bebeto e os ex-jogadores do São Raimundo, Delmo, Jeremias e Reginaldo.

Áida Fernandes