JEAs 2016 encerra após movimentar quase sete mil atletas na fase final

By -

jeas-encerramento 10O 39º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) encerrou neste sábado, dia 30, após movimentar 150 mil pessoas, a contar profissionais e atletas da Capital e do interior do Amazonas. No dia 23 de março, a competição estreou com as seletivas e no dia 20 de julho a corrida começou pela fase final do evento, período este todo disputado em Manaus. A realização do maior torneio interescolar do Amazonas foi do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

jeas-encerramento 01Para encerrar com chave de ouro o evento, o público pode conferir e conhecer na manhã de ontem os grandes campeões da natação e do basquete. As modalidades foram disputados na piscina do Clube do Trabalhador SESI, no Coroado, e no Ginásio Ninimberg Guerra, no São Jorge.

jeas-encerramento 05Participaram da final do JEAs, na Capital, um total de 239 instituições, sendo 75 escolas do interior e 164 Manaus, somando 6.943 estudantes-atletas.

jeas-encerramento 03Do interior, estiveram em Manaus para a competição, 882 pessoas. O interior com mais participantes foi Parintins, com 128 atletas, seguido de Coari com 127, e Barcelos com 100. Desse montante, 869 indivíduos preencheram quatro hotéis da Cidades, sendo o da Vila Olímpica, que recebeu durante os 11 dias de jogo 150 atletas, o Taj Mahal Continental Hotel, Plaza Hotel e Hotel Brasil, todos localizados no Centro.

jeas-encerramento 08A modalidade que mais somou participantes no JEAs 2016 foi o Futsal, com 908 atletas. Após, veio o Handebol com 695 estudantes e o Voleibol com 547.

jeas-encerramento 06Ao todo, estiveram em disputa 16 modalidades pelo torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes foram inéditos na competição. 

jeas-encerramento 07As seletivas para o JEAs 2016 iniciaram dia 23 de maio e envolveram 61 municípios, sendo Iranduba, Silves, Humaitá, Coari, Barcelos e Parintins como polos de disputa.

Roberto Brasil