Itacoatiara ganha duas academias ao ar livre

By -
"Acredito no esporte como mudança de qualidade de vida", frisou Fabrício Lima

“Acredito no esporte como mudança de qualidade de vida”, frisou Fabrício Lima

O município de Itacoatiara (277 quilômetros de Manaus) ganhou na noite de ontem (15), duas academias ao ar livre, uma no Centro e a outra no bairro São Francisco. As obras são as últimas de uma série de 12, construídas em parceria com o Governo Federal, por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal, Rebecca Garcia (PP), com contrapartida do Governo do Amazonas. O projeto foi executado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

academia-ar-livre-itacoatiara-02As duas academias ao ar livre ocupam, ao todo, uma área de 97, 00m² e possuem equipamentos como multi exercitador, esqui triplo, simulador triplo conjugado, remada sentada, pressão de pernas triplo, rotação vertical, alongador com três alturas, surf duplo e uma área destinada às crianças, que vai viabilizar tanto o desenvolvimento motor, quanto à recreação das mesmas.

academia-ar-livre-itacoatiara-03“Uma alegria muito grande entregar essas duas academias ao ar livre. Acredito no esporte como mudança de qualidade de vida. Além disso, ele é capaz de desenvolver  também a economia e o turismo. Essas academias parecem ser simples, mas farão uma grande diferença na vida da comunidade, de todas as classes sociais e idade. Estou trabalhando para conseguir mais recursos e espero poder inaugurar mais cinco academias ao ar livre aqui em Itacoatiara”, disse o titular da Sejel, Fabrício Lima.

academia-ar-livre-itacoatiara-04Para o secretário municipal de esporte de Itacoatiara, Pedro Filho, os complexos representam mudança na vida das pessoas. “A população de Itacoatiara estava precisando de espaços como estes, que são oferecidos gratuitamente. Agora, todos podem ter mais qualidade de vida, praticar atividades e usufruir desse espaço de manhã, tarde e noite. Agradecemos o Governo do Amazonas por nos oferecer isso”, frisou.

Academia aprovada

O morador do bairro Araújo Costa, José Carlos, 48, comemorou a inauguração da academia ao ar livre e já se programa para utilizá-la.“É muito bom contar com uma academia ao ar livre perto de casa. Já viajei pra Brasília, Goiânia, até mesmo Manaus e lá já tem esses espaços e eu não via a hora de ter um lugar como este aqui na minha cidade. Vou vir aqui sempre, pois adoro praticar esportes depois do trabalho e isso diminui meu estresse”, disse o agropecuário.

academia-ar-livre-itacoatiara-05As amigas Maria do Rosário, 60 anos, Maura Guimarães, 57 anos e Francilene Soares 43 anos, aprovaram também a academia ao ar livre, localizada no Centro “Nós sempre caminhávamos juntas na avenida Parque Torquato Tapajós e agora temos a opção de praticar outros exercícios que não podíamos fazer. Achamos a estrutura maravilhosa”, destacou a mais nova do grupo.

Investimento

No total, as doze academias ao ar livre tiveram investimento de R$ 487.398,96. sendo R$48.739,89 a contrapartida do Governo do Amazonas. Os locais que receberam as academias, foram: Manaus; sendo elas no Prosamim do Alvorada –Sapolândia, no Prosamim do Treze de Maio  Colônia Oliveira Machado, e no Parque do Idoso, e ainda 09, sendo: 01 em Manaus Cidade Nova, 02 em Manacapuru, 02 em Itacoatiara, 01 no Iranduba, 01 em Presidente Figueiredo, 01 no Careiro da Várzea, 01em Novo Airão.

Roberto Brasil