Itacoatiara completa hoje 141 anos de fundação

By -

itacoatiara-aniversarioDa Redação – Neste sábado (25), o município de Itacoatiara (distante 277 quilômetros da capital) está de parabéns ao completar 141 anos de fundação. De acordo com o último senso demográfico do IBGE, ocupa o terceiro lugar em termos de população no Amazonas, com 95.714 habitantes.

A cidade é conhecida como Cidade da Pedra Pintada por possuir na entrada da área urbana uma pedra pintada com um escrito indígena do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: (pintado, gravado, escrito, esculpido) que deu origem ao nome atual da cidade.

Seu porto fluvial é responsável por uma grande quantidade de transporte de cargas, sendo o segundo maior porto fluvial escoador do país, pois chegam diariamente cargas vindas de cidades como Belém, Cuiabá, Manaus e Santarém.

Itacoatiara possui hoje o terceiro maior Produto interno bruto (PIB) dentre os municípios amazonenses, superado apenas por Manaus e Coari, estando caracterizada também como a 409ª maior economia do Brasil. (Roberto Brasil com informações Wikipédia)

Roberto Brasil