Ipaam realiza vistoria em pisciculturas e frigoríficos de pescado em quatro municípios

By -

peixe

Uma das vocações econômicas naturais do Amazonas são as atividades que envolvem a piscicultura. O Governo do Estado tem investido recursos e realizado projetos para ampliar e regularizar o segmento. Pensando nisso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle da Pesca, realizou uma série de vistorias entre os dias 15 e 21 deste mês, em quatro municípios do Estado.

A ação, que atingiu Tefé, Santo Antônio do Içá, Jutaí e Fonte Boa, teve como objetivo realizar a renovação de licenças ambientais de pisciculturas e frigoríficos de pescado. “Além de fazer as renovações, ainda serão cadastrados novos empreendimentos, pois continua aumentando o número de frigoríficos no Amazonas”, disse o analista ambiental do Ipaam, André Gandra.

peixe2

Ao todo, foram realizados 14 processos de licenciamento. Desses, 10 são frigoríficos de pescado e 4 empreendimentos de piscicultura. De acordo com a equipe do Ipaam, a maioria desses empreendimentos necessitava atualizar os dados sobre modificações nos estabelecimentos juntos ao órgão.

Usinas – Além das vistorias feitas em frigoríficos e piscicultura, foram realizadas também fiscalizações em três usinas elétricas. As mesmas foram notificadas por apresentarem irregularidades, como vazamentos e rachaduras.

Apoio – A Gerência de Pesca contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) do município de Tefé, e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de Fonte Boa.

Mario Dantas