Ipaam alerta sobre início do defeso dos peixes surubim e caparari

By -

surubimO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informa que desde ontem, dia 15 de novembro, iniciou o período de defeso dos peixes caparari e surubim. Está proibida a comercialização e transporte destas espécies até o final deste período, no dia 15 de março de 2017. O objetivo é garantir a reprodução das espécies citadas nos rios da Amazônia.
O Ipaam alerta aos comerciantes que possuem as espécies armazenadas devem declarar o seu estoque por meio de um requerimento único disponibilizado no site do órgão (www.ipaam.am.gov.br). O período para a efetuação deste processo começa hoje, dia 16, e termina amanhã, dia 17, quinta-feira.

Somente com essa declaração que a solicitação de trânsito e comercialização destes peixes pode ser autorizada pelo órgão. O gerente de pesca do Ipaam, Gelson Batista, alerta aos comerciantes que declararam estoque no ano passado podem utilizar o mesmo número de processo de declaração de estoque.

Competência estadual

O controle de pesca dos peixes surubim e caparari são de responsabilidade do Ipaam, portanto, é neste órgão que o processo de declaração de estoque deve ser processado. O processo de declaração de estoque das espécies, aruanã, mapará, matrinxã, sardinha, pirapitinga e pacu é de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conforme portaria n°48.

Roberto Brasil