Invasão em área institucional é desmontada no Águas Claras em operação da prefeitura

By -
A invasão estava com 15 barracos montados

A invasão estava com 15 barracos montados

Uma operação integrada da Prefeitura de Manaus desmontou uma invasão em área institucional no Loteamento Águas Claras II. A área pública, de 11 mil metros quadrados, é destinada à instalação de uma creche, já em construção e murada, uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma quadra, equipamentos que vão beneficiar toda a comunidade e adjacências.

aguas-claras-invasao-02A invasão estava em fase inicial na quadra J-19 do loteamento, na avenida Arterial com a Nathan Xavier de Albuquerque, já no Novo Aleixo. Cerca de 15 barracos, montados de madeira, lonas e compensado, foram demolidos, assim como as demarcações de futuros lotes, cercados de pernamancas, paletes e arame farpado.

aguas-claras-invasao-08A ação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) a pedido do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), foi realizada para deixar a área limpa das ocupações irregulares, já que o terreno é público e tem uso destinado para equipamentos comunitários educacionais, não sendo passível de regularização para o uso residencial.

aguas-claras-invasao-10Também participaram com apoio à ação a Guarda Municipal/Grupo de Operações Especiais (GOE), Casa Civil, secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a  Polícia Militar.

aguas-claras-invasao-06Para evitar que a população sofra prejuízos com a compra de lotes irregulares, o Implurb recomenda sempre que antes de adquirir um lote, o interessado procure informações, junto aos órgãos públicos, como o próprio instituto, para saber se o terreno não é uma área pública, institucional, verde ou de proteção ambiental (APP), já que nestas situações não é permitido o uso para moradias ou mesmo a própria ocupação. Denúncias podem ser feitas para o Disk Ordem, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, ligando para o 161 do Implurb.

Roberto Brasil