Intensificadas obras de construção de Cetis na capital e no interior

By -
Ceti em Carauari

Ceti em Carauari

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está intensificando as obras de construção de novos Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) na capital e em diversos municípios do interior do Amazonas. O conjunto, envolvendo mais de dez complexos educacionais, começa a ser entregues ainda neste ano de 2014 e beneficiará mais de 10 mil estudantes.

Ceti em Manacapuru

Ceti em Manacapuru

Na última semana, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, visitou canteiros de obras em várias localidades do Amazonas. Segundo ele, os trabalhos estão sendo intensificados neste período de verão e acompanhados de perto pela administração pública que pretende entregá-los à população com o máximo de celeridade. “Em se tratando de empreendimentos de educação em tempo integral, este é o maior pacote de obras já realizado no Estado. Com ele, estamos consolidando os projetos dos Cetis e tornando-os acessíveis para centenas de pessoas, sobretudo para a população do interior”, destacou o titular da Seduc.

Ceti em Borba

Ceti em Borba

Com um modelo arquitetônico amplo, arrojado e que possibilita a execução de atividades pedagógicas, desportivas e de iniciação científica, cada Ceti é equipado com 24 salas de aulas, auditório, campo de futebol, piscina, quadra poliesportiva, sala para atividades de música, sala para atividades de dança, laboratório de informática, laboratório de ciências, refeitório, cozinha, banheiros, estacionamento, sala para professores, secretaria para atendimento ao público e ambientes administrativos.

Com capacidade para atender a mil estudantes diariamente, cada Ceti está orçado em aproximadamente R$ 16 milhões.

Ceti em Itacoatiara

Ceti em Itacoatiara

Segundo o secretário Rossieli Soares da Silva, um dos objetivos principais do pacote de obras é interiorizar a educação de tempo integral. “Hoje temos 11 Centros Educacionais de Tempo Integral em pleno funcionamento e destes, apenas dois estão instalados no interior do Amazonas. Nossa meta sempre foi oportunizar à população do interior as mesmas condições que a da capital e para isso, de forma concreta, estamos levando o que de melhor temos em educação em tempo integral para o interior”, apontou o secretário.

Os municípios cujos novos Cetis estão com obras em estágio avançado são: Borba, Carauari, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, além de dois em Manaus.

Ceti em Humaitá

Ceti em Humaitá

Conforme o Departamento de Infraestrutura da Seduc, ainda neste ano serão inaugurados os Cetis de Carauari, Humaitá e Borba.

A partir da captação de recursos financeiros junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja contratação de operação de crédito externo já foi autorizada pelo Senado Federal, mais 12 Cetis serão construídos. “E para estes 12 iniciaremos o processo licitatório para contratação de construtoras nas próximas semanas”, anunciou Rossieli Silva.

Ceti em Coari

Ceti em Coari

Para intensificar a expansão da rede educacional pública de tempo integral, o financiamento via BID também vai assegurar a adaptação de 20 escolas de modelo convencional para o modelo de ensino em tempo integral. Para esta nova ação, as licitações também já estão sendo viabilizadas pela Seduc.

Roberto Brasil