INSS vai conceder aposentadoria automática por tempo de contribuição

By -

De acordo com a estimativa, cerca de duzentos mil segurados tem direito a se aposentar automaticamente. Entretanto, inicialmente devem ser contemplados os cinco mil segurados que estão com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cris) e no sistema da Previdência Social.

Vale lembrar que para ter direito ao benefício é preciso cumprir a exigência básica, homens tem que ter contribuído com o INSS por 35 anos e mulheres por 30 anos.

O segurado que estiver apto será notificado e deve decidir se aceita ou não a concessão de forma automática. O INSS explica que “Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e nem desejar acrescentar outros elementos, o benefício será concedido automaticamente”, explica o INSS.

A ideia é ampliar o sistema para outros benefícios, como o salário maternidade e a pensão por morte.

Hoje em dia, o segurado precisa  agendar o pedido pelo número 135 ou pela internet, e depois se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Com informações do Diário do Poder.

Roberto Brasil