INSS pagará benefício a segurados afetados por greves

By -

greve-inssO INSS garantiu o pagamento integral dos atrasados para segurados que não conseguirem passar por perícia durante a greve do órgão.

A decisão do instituto foi comunicada nesta sexta (4), dia em que os médicos peritos da Previdência entraram em greve e os funcionários administrativos completaram 60 dias de paralisação.

A perícia é exigida para a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Nas agências que estão fechadas, a avaliação médica é remarcada.

Nos casos em que o direito ao benefício for comprovado pela perícia, o instituto pagará os valores retroativos, corrigidos pela inflação, desde o primeiro agendamento.

Médicos e servidores administrativos reivindicam 27% de aumento. Nesta sexta (4), o governo ofereceu reajuste de 10,8%. A proposta foi rejeitada pelos trabalhadores.

COMO FICA O ATENDIMENTO:

1- Atrasados garantidos

Mesmo com a greve dos peritos, segurados devem receber os atrasados a partir da data de atendimento do agendamento

2- Atendimento

Os segurados que não conseguirem realizar perícias devido à greve terão o atendimento remarcado. Será considerada a primeira data na hora de fazer o pagamento

3- O que fazer

O INSS recomenda ao segurado ligar para o 135 para verificar se há atendimento. Se necessário, o atendente do instituto irá remarcar o atendimento

4- Cuidados

O segurado deve comparecer ao posto do INSS na data marcada. Ele não pode remarcar o atendimento se essa não for a orientação do 135. FOLHAPRESS

Roberto Brasil