Inserção de mulheres na área de TI é tema de discussão na Fucapi

By -

CUNHATAPor que há tão poucas mulheres nas exatas? Este será um dos tópicos abordados na palestra do Movimento Cunhatã Digital, que será realizado nesta sexta-feira (03/06), durante a 5ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis), das 18h45 às 19h30 no Auditório do Bloco B, Portaria 2, da Fucapi.

A palestra será ministrada pela professora Tanara Lauschner, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo coordenadora dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Marcela Pessoa, que faz parte da Comissão Organizadora do Encosis, a palestra tem o objetivo é de apresentar como o movimento ‘Cunhantã Digital’ atua nas estratégias para uma maior inserção da mulher na área, não só de Tecnologia da Informação, mas na área de ciências exatas em geral.

Marcela Pessoa

Marcela Pessoa

“É possível observar que, por exemplo, em uma turma de TI de 50 alunos, apenas 2 são mulheres, ou quando há mais mulheres elas acabam desistindo no meio do caminho . Então, tanto o movimento quanto a palestra em si busca atrair e manter mais mulheres para as áreas de exatas,  mostrando que esse perfil feminino é importante para o ramo”, afirmou Marcela.

Após a palestra será realizada uma mesa-redonda onde serão debatidos pontos importantes que foram falados na palestra. A mesa será composta pela representante do Cunhatã Digital e também da Ufam, Fabiola Nakamura, além de profissionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Apesar de a palestra ser voltada para mulheres, a professora Marcela Pessoa explicou que os homens também estão convidados a participar do debate. “A presença masculina na palestra é muito importante, pois eles também precisam saber como fazer para ajudar as mulheres a permanecer na área, a não desanimar, entre outros pontos que serão abordados na palestra que são muito pertinentes para os homens e para as mulheres”, frisou.

Áida Fernandes