Inscrições para Tutor Educacional começam nesta segunda-feira

By -

creche-manausA Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai abrir nesta segunda-feira, 18, inscrições para o Processo Seletivo Interno de Tutores Educacionais nas áreas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ao todo serão dez vagas, além da formação de cadastro reserva para o acompanhamento pedagógico dos professores em estágio probatório da rede. As inscrições vão até o dia 22 de maio. 

O programa é em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), em atendimento ao Componente de Melhoria da Qualidade da Educação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os tutores têm como foco promover o desenvolvimento profissional do seu tutorado com o objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos. O tutor é o profissional mais experiente, que reconhece, valoriza os conhecimentos da vivência do tutorado e  agrega um novo conhecimento, de caráter prático e modelar.

Os servidores interessado no cargo deverão entregar o Currículo Lattes e preencher a ficha de inscrição diretamente na Gerência de Formação Continuada (GFC), localizada na sede da DDPM, na rua Maceió, nº 2000, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

O processo de seleção será por etapas e de caráter eliminatório, começando pela análise de currículo para demonstrar a qualificação para vaga e carta de interesse, depois haverá a prova diagnóstica sobre conteúdos educacionais e, por fim, a participação obrigatória na formação integral dos candidatos aprovados na análise de currículo. O resultado será informado aos candidatos, por meio de endereço eletrônico, até o dia 29 de maio.

Quem pode participar

Poderão participar do Processo Seletivo Interno para a função de Tutor Educacional, assessores pedagógicos, pedagogos e professores efetivos com experiência comprovada de pelo menos cinco anos como professor, sendo três anos em escola pública; ter mestrado e/ou doutorado em Educação ou áreas afins devidamente registrado junto a Capes; Possuir diploma ou certificado devidamente registrado de conclusão de curso de graduação na área de Educação, fornecido por instituição de ensino conhecida pelo Ministério da Educação (MEC); ter disponibilidade para trabalhar em regime de 40 horas; ter capacidade organizacional, habilidades básicas de observação e avaliação de desempenho; ser profundo conhecedor sobre avaliação de aprendizagem e a utilização destes dados para prática pedagógica em sala de aula; e conhecer sobre educação de adultos.

Programa de Tutoria Educacional

O programa vai fortalecer as práticas educativas por meio de formação em serviço, contando com acompanhamento pedagógico e avaliação gradativa do professor. O projeto piloto inicia em julho e segue até o final do ano, quando serão avaliados 348 professores em cumprimento de estágio probatório e lotados nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed no Leste II, Sul, Norte e Oeste.

Roberto Brasil