Inscrições para remanejamento do Bolsa Universidade terminam neste domingo (12)

By -

bolsa-universidade-inscricoes-01Os estudantes que tiveram perfil socioeconômico aprovado no início do ano pelo Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, mas que não conseguiram bolsas de estudo por falta de vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), têm apenas até a meia-noite deste domingo (12) para tentar uma nova oportunidade. O processo de remanejamento para o segundo semestre de 2015, que segue até a meia-noite, exclusivamente pela Internet, é válido apenas para estudantes que ficaram na condição de “reserva” e que não fizeram o mesmo processo de remanejamento no início do ano. Também só pode participar quem ainda vai iniciar uma graduação.

Esta etapa, ainda válida para o Edital 2015, vai conceder bolsas de até 50%. No total, as universidades particulares participantes do PBU ofertaram ao Município mais de 4,6 mil vagas. De acordo com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que gere o Bolsa Universidade, estão aptos a participar do remanejamento mais de 26 mil estudantes de baixa renda de Manaus, que precisam acessar o Portal do Candidato e redefinir opções de faculdade, curso e horários. As IES que ofereceram vagas para o remanejamento foram: Nilton Lins, Dom Bosco, Esbam, Fucapi, IAES e Materdei.

A coordenadora do Programa Bolsa Universidade, Andreia Brasil, ressalta que o remanejamento não se trata de um novo edital. “Não estamos recebendo inscrições de estudantes que não participaram do processo no início do ano. Esta etapa é exclusiva para aqueles que foram aprovados no edital de 2015, mas não obtiveram bolsas de estudo por falta de vagas nas instituições escolhidas. O remanejamento é um processo válido apenas aos reservistas”, explica a coordenadora, lembrando que candidatos interessados em participar pela primeira vez do processo devem esperar o Edital 2016/1, que será lançado no fim do ano.

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, explica que o resultado do processo de remanejamento do Edital 2015 será anunciado pela Prefeitura de Manaus no dia 14 de julho, na próxima terça-feira. “Vamos anunciar, já no dia 14, a lista dos candidatos que deverão apresentar a documentação à Espi para preencher as vagas oferecidas para o segundo semestre de 2015”, afirma. Os estudantes habilitados, de acordo com ela, terão os dias 16 e 17, quinta e sexta-feira da próxima semana, para comparecer à sede da Escola e entregar os documentos.

“É importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos e não percam esta oportunidade de garantir uma bolsa de estudo ainda este ano. Uma nova chance só será aberta no fim do ano, quando a Prefeitura anuncia o Edital 2016”, lembra Luiza Bessa. A Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), fica situada na Avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D da Universidade Nilton Lins – Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

Roberto Brasil