Inscrições para curso de Cuidador Informal de Idosos serão encerradas no dia 30

By -

cuidador-de-idoso-01

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebe, até o próximo dia 30, inscrições para o Curso de Cuidador Informal de Idosos Frágeis.

O curso, promovido pelo Distrito de Saúde Oeste, é gratuito e objetiva a qualificação de cuidadores por meio da apresentação de conteúdos e treinamentos específicos nas áreas de conhecimento de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Assistência Social e Psicologia.

A assistente social, Graciete de Carvalho, lembrou que pessoas idosas acometidas por quaisquer doenças ou mesmo pelas doenças crônico-degenerativas, que surgem com a idade, passam a ter necessidade maior de atenção e cuidados especiais de familiares ou pessoas próximas, sobretudo as que se encontram acamadas. “No entanto, muitos familiares, geralmente, não possuem a capacitação adequada para realizar os cuidados e procedimentos domésticos necessários aos idosos fragilizados”, observa.

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que os idosos representam uma parcela cada vez maior da população e que é preciso criar programas e ações que deem conta da assistência adequada a esse grupo populacional. “Além da atenção nas unidades de saúde, os idosos muitas vezes precisam de apoio em casa e por isso estamos promovendo a capacitação das pessoas que já desempenham ou precisam desempenhar esse papel”.

O curso tem duração de 20 horas, sem o caráter técnico-profissionalizante, mas todos participantes receberão certificado em sua conclusão. Os interessados devem se informar pelo telefone 3216-7754/ 3654-5475/ 99381-9485. Os locais de inscrição são Distrito de Saúde Oeste (Rua Comandante Paulo Lasmar, s/n – Conjunto Santos Dumont (Antigo Impas) no horário de 8 as 17 horas e, na Casa do Idoso São Vicente de Paulo, situada na rua Jerônimo  Ribeiro, 14, São Raimundo, por trás do Estádio da Colina, no horário de 8 às 11h.

Áida Fernandes