Indígenas se reúnem na Praça do Povo pedindo apoio contra extinção da Seind

By -

indigenas-praca-do-povo-aleamNas primeiras horas desta quinta-feira (5), representantes de 24 etnias indígenas se reuniram na Praça do Povo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para protestarem contra a extinção da Secretaria dos Povos Indígenas (Seind), e pediram apoio aos parlamentares estaduais para lutarem contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 215 /2000, em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os índios estavam pintados e dançaram em frente ao Parlamento Estadual e também seguravam cartazes com suas reivindicações. Eles demonstravam seu descontentamento com a extinção da Seind, que ocorreu após a segunda reforma administrativa realizada pelo governador José Melo (PROS), que afirmou ser necessário diminuir os gastos da máquina pública. Os indígenas tem esperança de reverter essa situação.

Os manifestantes também são contrários à PEC 215, que já foi aprovada em 1º turno na Câmara Federal, e que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto, com é atualmente.

“Queríamos chamar atenção para a nossa causa, e agora vamos montar uma comissão para ir conversar com os deputados”, disse Fidelis Baniwa, um dos representantes dos indígenas, que foram atendidos pelo Major Falabella, chefe-adjunto da Casa Militar da Aleam, que se comprometeu em marcar a audiência com os parlamentares, e também informou que a manifestação ocorreu de forma pacífica em sem obstáculos.

Roberto Brasil