Índice de insucesso escolar na rede municipal teve queda de 33%

By -

alunos

O índice do insucesso escolar, que mede a taxa de abandono e reprovação, teve uma queda de 33% na rede municipal de ensino, considerando um universo de 226 mil estudantes das zonas urbana e rural de Manaus. O índice de 16,4% em 2013 caiu para 11% em 2014. O resultado é baseado nos dados do Ministério da Educação (MEC).

 

Em consequência da redução do abandono e do índice de reprovação, a rede municipal de Manaus teve uma elevação na taxa de alunos aprovados. A capital amazonense foi a cidade brasileira que apresentou o maior crescimento na aprovação, em 2014. Com a elevação de 6,5% do índice de aprovação, os alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passaram de 83,6% aprovados, em 2013, para 89% aprovados em 2014. Esse resultado também foi o melhor apresentado em 15 anos.

ade-semed-02

Dados do MEC também indicam queda de 41%, em 2014, no índice de abandono escolar da rede municipal de ensino, comparado com o ano anterior, quando saiu de 4,6% para 2,7%. Com esse resultado, Manaus é a segunda capital brasileira que mais reduziu a taxa de abandono, no País, ficando atrás somente de Palmas, no Tocantins, que reduziu o abandono escolar em 80% e chegou a um índice de 0,1%. Com esse índice, a capital amazonense saiu do 25° lugar e passou a ocupar a 17ª posição entre as capitais brasileiras, em 2014. As informações consideram os alunos do Ensino Fundamental.

 

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, assegura que o resultado faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido no município para melhorar a gestão da qualidade de ensino. Segundo ela, os números refletem a melhoria do fluxo escolar e o índice que o município vai colher no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por meio da Prova Brasil.

 

 

Áida Fernandes