Indicação de Arthur Virgílio Bisneto provoca retomada das obras da BR- 319

By -
Dep. Arthur Bisneto

Dep. Arthur Bisneto

A indicação do deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM), vice-líder da Oposição na Câmara Federal, feita em março de 2015, que pediu ao ministro dos Transportes a recuperação e pavimentação da BR-319, do trecho que compreende o município de Manaus, no Estado do Amazonas, ao município de Porto Velho, no Estado de Rondônia, foi acatada.

Em resposta à indicação, dado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit),  diz que a obra a ser executada será dividida em serviços de terraplanagem, drenagem superficial, obras de arte, pavimentação, sinalização e proteção ambiental. No trecho em restauração, que compreende o Km 102,40 ao Km 198,20, o início da execução das obras de restauração está previsto para iniciar após a aceitação do projeto executivo, bem como a partir do período de estiagem da região, ou seja, a partir do mês de maio. Pelo documento, as obras estavam paradas por conta da falta de licenciamento dado por parte do Ibama. Nesta semana, o Ibama já informou que a licença será liberada.

No pedido, o parlamentar argumenta que a reforma e a pavimentação dessa rodovia são de vital importância tanto para o desenvolvimento sustentável como para todos os setores da economia regional, para a consolidação de um Estado, que tem sua produção afetada por grandes entraves de logística. “Não temos hoje como escoar a produção para outros centros comerciais em menos tempo em vários Estados do país, pois o único meio para a logística, em geral, é feito por meio fluvial e aéreo. O que na questão fluvial demanda maior tempo e na questão aérea gera uma maior despesa, impactando diretamente no valor do produto final para o consumidor”, diz o deputado em seu requerimento. Ele frisa que a BR-319 é a única ligação rodoviária disponível entre Manaus e o restante do Brasil e pede o apoio da Câmara dos Deputados para a aprovação do pedido.

 

Mario Dantas