Inaugurada delegacia especializada em combate a furtos de energia, água, gás e serviço de telecomunicações

By -
A nova delegacia irá funcionar no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

A nova delegacia irá funcionar no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira

Da Redação – Foi inaugurada na manha desta segunda-feira (15), a Delegacia Especializada em Combate a Furtos de Energia, Água e Serviços de Telecomunicações (DECFS), que passa a funcionar nas dependências do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na rua Belém, s/n, Parque Amazonense, bairro Nossa Senhora das Graças.

"O delegado irá avaliar qual é o crime em que se enquadra", afirmou José Rocha

“O delegado irá avaliar qual é o crime em que se enquadra”, afirmou José Rocha

Participaram do evento o delegado-geral da Polícia Civil, Josué Rocha, o titular da especializada, delegado Alfredo Dabella, o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Waldir Oliveira, entre outras autoridades. O funcionamento da nova unidade policial será no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Para o delegado-geral José Rocha, a criação dessa unidade é importante para que a parte de apuração seja feita por uma delegacia especializada e para isso a mesma está recebendo os meios necessário para que a investigação no momento que se inicie possa ser concluída com sucesso. “Esses crimes, dependendo da ocorrência que chegar, é feito o procedimento e o delegado irá avaliar qual é o crime em que se enquadra”, disse.

"Além do prejuízo financeiro, existe também o operacional", frisou Waldemir José

“Além do prejuízo financeiro, existe também o operacional”, frisou Waldemir José

Conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o crime de furto de serviço prevê pena de um a quatro ano de reclusão e multa. A energia elétrica representa um dos principais furtos de serviço na capital amazonense. Segundo o representante da concessionária, Waldir Oliviera, existe um levantamento da companhia apontando um índice de 38% em termos de perdas, onde os maiores desvios estão localizados nas zonas Norte e Leste de Manaus, representando um prejuízo de R$ 400 milhões/ano. “Além do prejuízo financeiro, existe também o operacional que trás constantemente quedas de energia para nossos clientes e isso é muito ruim. Isso acontece porque quando se prepara o sistema para um determinado número de clientes esse número cresce clandestinamente”, destacou Oliveira.

Segundo o titular Alfredo Dabella, existem prejuízos de ordem geral para a sociedade por conta dos furtos

Segundo o titular Alfredo Dabella, existem prejuízos de ordem geral para a sociedade por conta dos furtos

O títular da DECFS, Alfredo Dabella, afirma que existem prejuízos de ordem geral para a sociedade. Ele aproveita para explicar como será o procedimento a partir do momento que se receber a denúncia. “Partindo do principio do sigilo, a denuncia vai ser investigada em conjunto com as operadoras de serviço. Faz-se uma verificação do procedimento da informação junto com a operadora para assim chegar a autoria e materialidade do crime”, conclui.

delegacia4As denúncias podem ser feitas através os números 3622-7837 e 3622-7303 ou pelo 181. (Roberto Brasil – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil