II Simpósio para combater a obesidade no Amazonas

By -

obesidadeNeste sábado (19) no auditório Vânia Pimentel, na Universidade Nilton Lins, no horário de 08h às 16h, acontece o II Simpósio de Obesidade no Amazonas com a finalidade de que diferentes grupos possam trocar idéias e avanços no enfrentamento à doença.  A iniciativa é da Associação de Obesos no Amazonas (Assoam) e a programação apresenta palestras educativas e novas tecnologias para intervenções cirúrgicas, a sexualidade na obesidade, coaching para qualidade de vida, reeducação alimentar e algumas terapias que estão gerando resultados importantes para pacientes. 

Segundo o Presidente da Assoam, André Frota, o Amazonas detém números alarmantes de obesos. Manaus é a 4ª cidade com maior número de pessoas que passam por esse problema. São pouco mais de um milhão de pessoas acima do peso e pelo menos 400 mil estão sofrendo as conseqüências atuais desse mal.  “É crescente a preocupação com as doenças provocadas pela obesidade. Entre as mais comuns são diabetes, pressão alta, má circulação sanguínea, cardiovasculares.  É um problema que podemos prevenir e resolver obtendo mais informações.  O enfrentamento da obesidade é um problema social, de saúde e de políticas públicas mais eficazes.  A obesidade mórbida gera mortalidade”, salientou.

O Simpósio da Obesidade no Amazonas será o encontro de articuladores para o enfrentamento da obesidade no Estado.  Médicos, pacientes, pesquisadores, universitários e pessoas obesas e suas histórias de vida. Segundo o presidente da Assoam, “é o melhor momento para se discutir a realidade dessa epidemia, é conhecendo as dificuldades, estratégias e os avanços na área de saúde e qualidade de vida de pessoas obesas que podemos propor melhorias para que o Estado consiga enfrentar mais esse desafio humanitário”.

Roberto Brasil