IFAM representa região norte pela primeira vez no xadrez feminino

By -

equipe-feminina-ifam-xadrez-1Pela primeira vez uma equipe feminina do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) representa a região norte no xadrez nos Jogos dos Institutos Federais 2016 – Etapa Nacional. As meninas do Amazonas conquistaram a vaga após ganhar a medalha de ouro na etapa regional, em Manaus.

equipe-feminina-ifam-xadrez-2Composta por cinco alunas, Luciana Veras e Lorena Leones do campus Manaus Centro, Letícia Minoria e Jelena Batista do campus Presidente Figueiredo e Luiza Mendes do campus Parintins, a equipe disputa cinco rodadas com representantes das outras quatro regiões mais o Instituto Federal de Brasília, que sedia as competições. Após as rodadas por equipe, as alunas competem na etapa individual.

equipe-feminina-ifam-xadrez-3Conscientes da dificuldade que é enfrentar equipes mais experientes nos jogos, as enxadristas revelam que a experiência é única e de muita aprendizagem. “O nível nacional comparado com o nível regional é altíssimo. Estamos pegando toda a experiência possível para melhorarmos cada vez mais nas nossas próximas competições”, conta Luciana. Para a técnica da equipe, Profª Lorena Queiroz, na etapa nacional “as concorrentes das outras regiões são fortes, e por ser a primeira vez das meninas competindo nesse nível, elas acabam ficando mais nervosas”, ressalta a técnica. As alunas disputaram a etapa por equipe nos dias 5 e 6 de outubro e ficaram em 5º lugar geral com 2 vitórias e 3 derrotas.

Roberto Brasil