IFAM conquista 23 medalhas na natação durante os JIFs – etapa norte 2016

By -

equipe-ifam-jifs 2016 4Neste domingo (28/08), os atletas-estudantes da natação comemoraram com muita animação o último dia de provas nos Jogos dos Institutos Federais – etapa Norte 2016 (JIFS), no Clube do Trabalhador – SESI.

Na classificação geral, as equipes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Instituto Federal do Pará (IFPA), conquistaram os primeiros lugares do pódio, com 149, 45 e 27 pontos, respectivamente.

Na categoria masculina, o IFAM conquistou o primeiro lugar, seguido pelos Institutos IFRR e IFPA. E na categoria feminina, os institutos IFAM, IFRR e IFPA garantiram a mesma sequência no pódio.

Ao fazer um balanço sobre os dois dias de competições na natação, o coordenador da modalidade no JIFS 2016, Gustavo Bernhard, falou sobre o nível dos atletas nesta etapa regional. “Sobre os atletas em geral, o nível está do mediano para bom. Eles estão no final de temporada, então isso pesa um pouco, voltaram do recesso com um peso maior de cansaço e sem muito ritmo de competição. Mas o nível está bom sim, a gente tá preparado para a fase nacional e agora vamos esperar bons resultados por lá”, disse.

equipe-ifam-jifs 2016 2Uma das revelações na natação feminina foi a atleta do Campus Manaus Zona Leste do IFAM, Nayra Leonel, 17, que conquistou o 1° lugar em duas modalidades na etapa regional e ‘carimbou o passaporte’ para a fase nacional. Segundo a estudante, o ritmo de treinos vai se intensificar para que o desempenho seja ainda melhor ao enfrentar os atletas de ponta dos outros estados. “O ritmo muda muito, porque no (campeonato) nacional a gente geralmente encontra pessoas mais capacitadas que no regional”, explicou.

equipe-ifam-jifs 2016 3Na delegação masculina, o destaque foi o atleta Valci Toesta, 17, de Tabatinga. Mais uma vez o veterano do JIFS conseguiu subir ao pódio chegando em 1° e 2° lugar, faturando medalhas em duas modalidades. Disse ainda que pretende continuar a nadar mesmo essa sendo a sua última participação nos jogos do IFAM.

equipe-ifam-jifs 2016 1O atleta sonha alto e conta que gostaria de uma chance para mostrar do que é capaz “Eu queria ter a oportunidade de treinar fora, assim como eu vejo nas notícias. Queria muito ter essa oportunidade também e acho que estou no caminho.” De acordo com o estudante, um dos seus objetivos é conseguir treinar em um clube de natação e participar de competições fora da instituição e inclusive, fora do Brasil. “Só é ter paciência” ele completa, animado com mais uma conquista na estante.

Roberto Brasil