IDAM incentiva avicultura com a produção de ovos em Manicoré

By -

Mani-ovo-SECUDÁRIA

O Projeto Unidade Artesanal de Pintos Caipiras (UAPPC) vem rendendo bons resultados no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou mais uma entrega de ovos para a Secretária de Educação.

Ao todo foram entregues 29 cartelas de ovos para seis escolas municipais, onde a primeira a receber o benefício foi a escola Aristeu da Cunha Virgolino, localizada na zona urbana da cidade, no local foram entregues 11 cartelas. Hoje o projeto já tem totalizado a doação de 3.270 ovos, sendo que em média são produzidos diariamente 153 unidades.

De acordo com a zootecnista do IDAM no município, Danielle Lins Iannuzzi, a entrega é feita semanalmente todas as quartas e quintas-feiras, e hoje já foi contabilizado um aumento na produção, no início de abril eram entregues em média de 12 a 15 cartelas e a partir de maio passaram a ser entregues mais de 20 cartelas.

“A finalidade do projeto da UAPPC é gerar emprego e renda para os criadores do município com intuito de impulsionar a produção de aves e ovos, e assim reduzir a importação de produtos de origem animal”, concluiu Iannuzzi.

Mani-ovo-TERCEIRA

Para a nutricionista, Neiliane Santos, o ovo é considerado um alimento proteico completo com grande valor biológico para as células. “O ovo contém proteínas de alto valor nutritivo, é fonte de vitamina B12, ferro, fósforo e potássio. Sendo assim, é de suma importância para crianças em fase escolar, principalmente após a aula de educação física. Pois o corpo aproveita todos os nutrientes”, explicou Santos.

UAPPC (Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipiras) – É a implantação de unidades em municípios das microrregiões do Estado do Amazonas para a produção de pintos caipiras para atender a demanda dos agricultores familiares de todo a região.

O objetivo do projeto é incentivar a atividade de avicultura no município, reduzindo a dependência de importação de produtos de origem animal, gerando emprego e renda aos produtores, além de beneficiar os alunos com um alimento saudável e nutritivo.

Mario Dantas