IBAMA realiza Operação Calophysus

By -

ibama3No período de 11 a 30 de agosto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/AM) realizou a Operação Calophysus na capital e interior do estado do Amazonas. O objetivo da Operação é fiscalizar a regularidade ambiental de 28 indústrias de beneficiamento de pescados e identificar possíveis irregularidades relacionadas com a pesca de piracatinga (Calophysus macropterus), pois botos e jacarés servem de isca para o peixe, ocasionando a matança destes animais.

ibama

As principais irregularidades constatadas foram: licenças ambientais de operações vendidas, ausência de registro geral de pesca, pendências no cadastro técnico federal e estoques de pescados sem comprovação de origem.

 

ibama2

A Operação Calophysus contou ainda com reuniões com entidades representativas de pescadores, onde foram prestadas informações sobre a moratória da pesca de piracatinga que inicia em 1° de janeiro de 2015 e a necessidade da comprovação da origem do pescado, conforme Decreto Federal n° 6.514/2008 e Lei Federal n° 11.959/2009.

Roberto Brasil