Ibama apreende mais de 360 quelônios em Unidades de Conservação

By -

ibama-apreensao-1Ibama, ICMBio e Batalhão Ambiental do Amazonas realizam a operação Rios Federais II, com objetivo de combater ilícitos ambientais na Reserva Extrativista Unini, no Parque Nacional de Anavilhanas e do Jaú, e nesta quinta-feira apreenderam vultuosa carga de animais silvestres que vinha sendo transportada clandestinamente em embarcações.
ibama-apreensao-2Embaixo de 5kg de peixe aracu, foram encontradas carnes de caça, tais como queixada, cabeçudo e anta, demonstrando clara tentativa de esconder produtos ilegais em uma abordagem de fiscalização. Por questões sanitárias, esses produtos foram incinerados e o pescado foi doado à comunidade local. Além das carnes de caça, 365 tracajás foram apreendidos e posteriormente soltos no arquipélago. Um macaco de cheiro também foi resgatado e encaminhado ao ICMBio para cuidados. Os infratores foram conduzidos à Polícia Federal onde responderão criminalmente pelos ilícitos.

ibama-apreensao-3A operação foi deflagrada recentemente, mas já contabiliza R$ 190.000,00 em multas aplicadas, e os agentes continuarão a fiscalizar nos municípios de Novo Airão e Barcelos em turnos diurnos e noturnos, haja vista que muitos infratores optam por executar o transporte durante a noite no intuito de burlar as fiscalizações, haja vista a redução da visibilidade.

Roberto Brasil