HPS João Lúcio completa 16 anos e se consolida como referência na região Norte

By -
A direção do hospital está promovendo uma programação interna, que inclui palestras

A direção do hospital está promovendo uma programação interna, que inclui palestras

Referência em neurologia, cirurgia neurológica e politraumatismo na região, o Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, localizado na zona Leste de Manaus, completa, nesta quinta-feira (25), 16 anos de existência. Com números significativos no atendimento, a unidade hospitalar, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), contabilizou, em 12 meses – de setembro de 2013 a agosto de 2014 -, 173,4 mil consultas médicas, 104,8 mil internações e 7 mil cirurgias em diferentes especialidades.

Segundo o secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho, o HPS Dr. João Lúcio é uma instituição consolidada, principalmente no que diz respeito à área de politraumatismo, atendendo não somente a população amazonense, mas também pacientes oriundos de outros estados do Norte do País. O hospital possui, em sua estrutura, neurologistas, especialistas em cabeça e pescoço e bucomaxilofacial, atuando em plantão de 24 horas, agregando mais qualidade ao serviço.

Para a diretora da unidade de saúde, Uildéia Galvão, que está à frente do HPS há dois anos, entre os principais avanços, neste período, está a implementação do Serviço de Cirurgia Eletiva, na especialidade de neurologia. Desde que foi implantado, em outubro do ano passado, até este mês, já realizou 60 procedimentos, incluindo a retirada de tumores e traumas de coluna e medular, entre outros. As cirurgias ortopédicas, diz ela, registraram aumento de 30 procedimentos para 50, ao mês.

Conforme a diretora, a implementação do Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco, indicado pelo Ministério da Saúde (MS), também foi um passo importante, além da ampliação do quadro de profissionais de nível superior, a exemplo dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Temos uma média de seis mil atendimentos e de 18 mil exames laboratoriais ao mês, fora os exames de imagem, cujos principais são o Raio-X e a Tomografia Computadorizada”, explicou Uildéia.

Ela lembra, ainda, que o hospital tem como anexo o Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, popularmente conhecido como Joãozinho, que atende casos de crianças com idade até 14 anos, e que completou, em 2014, 10 anos de fundação, tornando-se uma importante unidade de auxílio à atenção infantil.

Outras especialidades disponíveis na unidade hospitalar, conforme a diretora, são: cirurgia geral, clínica médica, cirurgia vascular, medicina intensiva, além de enfermagem intensiva e fisioterapia. A pediatria também está presenta na unidade, mas apenas para atendimento no Pronto-Socorro Infantil

“Trabalhamos para aperfeiçoar cada vez mais o modelo de gestão, priorizando o atendimento qualificado e a humanização”, ressaltou a diretora. Em função do aniversário, a direção do hospital está promovendo uma programação interna, que inclui palestras e que encerra nesta sexta-feira (26), voltada aos funcionários e colaboradores da instituição.

Roberto Brasil