Hospital Samel conquista “Troféu Destaque” do Prêmio Qualidade Amazonas 2015

By -

samel

Após percorrer um longo processo de análises que teve início em fevereiro deste ano, o Hospital Samel conquistou, com pontuação máxima, o troféu “Destaque” na modalidade Gestão, categoria Média Organização, no Prêmio Qualidade Amazonas 2015 (PQA 2015), iniciativa da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM). O programa reconhece anualmente e dá visibilidade às melhores organizações do Estado que estão na constante busca da cultura da excelência em seus processos.

Representado por Fernando Lucas, o Hospital Samel foi apresentado à banca julgadora do PQA no dia 24 de setembro, durante a 16ª Mostra de Gestão e Melhoria para a Qualidade, realizada no período de 21 a 25 de setembro no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Ao todo, 60 projetos de empresas da indústria, comércio e serviços, além de instituições públicas e privadas participaram da mostra.

Durante a exposição, o senhor Fernando Lucas apresentou a instituição desde a sua fundação, enfatizando o seu expressivo crescimento na cidade de Manaus e a prestação de serviços de qualidade à sociedade amazonense. Um ponto forte citado durante a explanação foram as conquistas alcançadas pelo Hospital Samel, como a certificação em Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), principal sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, e as certificações Diamante em Lesões de Pele e Diamante Prime em Fixação Segura, da certificadora 3M do Brasil, títulos que agregam confiabilidade à instituição.

Projetos futuros como as construções de um novo prédio na Avenida Joaquim Nabuco, Centro, e de uma nova unidade hospitalar situada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, também foram mencionadas, bem como os principais sistemas e processos de gestão utilizados na instituição.

Etapas do processo

 Após minuciosa análise do relatório de gestão compondo planejamento estratégico, indicadores, certificações, entre outros dados, a instituição superou a pontuação mínima de 150 pontos, se classificando para próxima fase, onde uma equipe de avaliadores visitou a instituição no dia 12 de agosto para validar as informações contidas no relatório. A última etapa foi justamente a apresentação da instituição a uma banca julgadora formada por avaliadores regionais e nacionais.

A mostra é considerada o evento mais importante das etapas do PQA, sendo vista como a oportunidade das organizações e a sociedade em geral conhecer as melhores práticas desenvolvidas pelas empresas participantes na busca contínua pela qualidade nos serviços, produtos e atendimentos prestados.

Com essa conquista, o Hospital Samel é mais uma vez reconhecido por suas práticas de vanguarda e excelência no atendimento. Suas ações sempre envolvem humanização nas relações com os pacientes, o que torna uma instituição diferenciada.

 

Mario Dantas