Homicídios reduzem em dois dias de operação ‘Proximidade’

By -

FOTO Sharon Marques Assessoria SSP-AM  (1)

Em dois de Operação ‘Proximidade’, que intensificou o policiamento ostensivo nas áreas com maior exposição de risco, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução dos principais indicadores criminais na cidade, dentre eles os homicídios, que reduziram 38% no período, comparado com 2015.

A operação segue até a madrugada desta segunda-feira com o reforço total de 1.200 policiais Civis e Militares, além do policiamento ordinário que já  é realizado pelas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da Polícia Militar.

De sexta-feira (24) até a madrugada de domingo, mais de 20 mil abordagens a pessoas, veículos, bares e estabelecimentos noturnos e pessoas foram realizadas. Foram apreendidos nesse período, cinco armas de fogo e cinco veículos. Foram ainda conduzidos 27 casos de flagrante e sete de Termos Circunstanciados de Ocorrências aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs).

SSP-AM (3)

Segundo o secretário de segurança pública, Sérgio Fontes, as áreas foram escolhidas de forma estratégica por apresentarem índices relevantes de homicídios, tráfico de drogas e roubos. “Temos certeza que unindo nossos esforços vamos conseguir reduzir o número de casos de crimes naquelas áreas. Além de redução, o nosso objetivo é que órgãos de segurança fiquem mais próximos da população. O papel do cidadão, por meio das denúncias, é essencial no combate a criminalidade”, ressaltou. 

FOTO Sharon Marques Assessoria SSP-AM  (2)

Ele destacou que nos dois dias de operação foram registrados cinco homicídios, contra oito no mesmo período do ano passado. “As ações irão continuar nos próximos finais de semana e iremos atuar conforme a necessidade de cada bairro. Os últimos homicídios registrados não ocorreram nas áreas com maior índice”, disse.

FOTO Sharon Marques Assessoria SSP-AM  (11)

Segundo o comandante-geral da PM, Coronel Marcos Frota, o trabalho diário dos policiais militares está agregando as ações da operação ‘Proximidade’, que ganha reforço da instituição durante a madrugada. Ele destacou o empenho de todos os oficiais e praças nas ações.  “Nossa tropa também está engajada na operação coordenada pela SSP, que de forma integrada com os outros órgãos do sistema de segurança, está trabalhando para diminuir os índices de criminalidade, principalmente em bairros da zona Norte”, disse.

FOTO Sharon Marques Assessoria SSP-AM  (3)

FOTO Sharon Marques Assessoria SSP-AM  (4)

A Polícia Civil do Amazonas coordena as ações da Operação Proximidade no período das 8h às 18h. De 8h às 18h, foram montadas 20 barreiras fixas e itinerantes nos bairros Novo Israel, Terra Nova, Rio Piorini e na segunda etapa do Conjunto Viver Melhor II, na zona Norte. Foram cumpridos ainda três mandados de prisão, pelos crimes de homicídio, homicídio tentado e roubo majorado e realizadas vistorias em carros, motocicletas, ônibus e pessoas.

 

 

Mario Dantas