Hoje é o Dia da Árvore

By -
A castanheira é a árvore símbolo da região Norte

A castanheira é a árvore símbolo da região Norte

O Dia da Árvore é comemorado neste domingo, 21 de setembro, e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. A árvore é fundamental para a sobrevivência humana. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente.

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.

As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. Sem a fotossíntese, ficamos sem oxigênio e não conseguimos respirar.

As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam. Portanto, plante uma árvore. O meio ambiente agradece.

Roberto Brasil