Hissa pede ajuda a ministro para produtores rurais atingidos pela cheia no Amazonas

By -
Dep. Hissa Abrahão

Dep. Hissa Abrahão

A secretaria-geral da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), recebeu nesta quarta-feira (22), o pedido de indicação do deputado federal Hissa Abrahão (PPS-AM) sugerindo ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a implementação de ações por parte do governo federal para minimizar os prejuízos econômicos e sociais sofridos pelos produtores rurais do Amazonas durante o período de cheia no Estado.

Segundo o deputado amazonense, a cheia deste ano causou enormes prejuízos à população e aos produtores rurais.. Sugerimos ao ministro Joaquim Levy a criação de linha de crédito de longo prazo e juros mais baixos pelos bancos estatais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia – para socorrer os produtores rurais dos municípios em estado de emergência ou de calamidade pública devido às enchentes”, explicou Hissa.

O parlamentar do PPS solicitou ainda a concessão de anistia de dívidas aos produtores com saldo devedor atualizado inferior a R$ 12 mil.  Na última década, o Estado já enfrentou duas grandes cheias recordes, em 2009 e 2012.  “Além disso, pedimos que seja excluída das negociações a obrigação do pagamento de honorários de sucumbência e das custas judiciais em caso de o mutuário estar sendo cobrado judicialmente”, acrescentou.

Hissa ressaltou que ações semelhantes à proposta feita por ele ao ministro da Fazenda já foram implementadas no âmbito da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) nos municípios atingidos pela estiagem.

Mario Dantas