Hissa é eleito o melhor deputado do AM no Prêmio Congresso em Foco

By -
O o deputado amazonense esteve presente em todas as 97 sessões plenárias

O deputado amazonense esteve presente em todas as 97 sessões plenárias

Estreante na Câmara Federal, o deputado Hissa Abrahão (PPS-M) foi eleito pelo público como o melhor parlamentar do Amazonas, em 2015, no Prêmio Congresso Em Foco. O resultado da premiação foi divulgado na noite da última quinta-feira (8), em Brasília (DF). Com 1.388 votos, Hissa ficou entre os 30 melhores deputados do país.

Entre as sete categorias em disputa no prêmio, o deputado Hissa foi o primeiro lugar no Estado em cinco delas. O destaque vai para a categoria “Parlamentares do Futuro”, onde o vice-líder do PPS na Câmara aparece em sexto lugar no cenário nacional com 1.555 votos, concorrendo com senadores e deputados federais.

Para Hissa, aparecer entre os primeiros do país é uma honra, pois mostra que apesar de ser um estreante na Câmara está galgando seu espaço no Congresso. “Fico muito feliz de ter sido colocado entre os primeiros do Congresso Nacional, disputando com senadores e deputados, mas fico ainda mais feliz, de ter sido eleito pelo público como o primeiro do meu Estado. Para o primeiro ano do primeiro mandato, depois de passarmos por tantas turbulências, é um prêmio mais que merecido”, comentou.

“Isso demonstra que estamos no caminho certo, o do trabalho. Onde apresentamos mais de 14 Projetos de Leis (PLs), sendo dois aprovados em plenário e um sancionado pela presidente Dilma, mais de 60 requerimentos cobrando providências para os problemas do Amazonas, além de três Propostas de Emenda à Constituição (PEC). O trabalho não para e isso nos fortalece”, completou.

 

Além da categoria “Melhores Deputados” e “Parlamentares do Futuro”, Hissa ficou em primeiro lugar no Estado em “Combate a Corrupção”; “Defesa da Cidadania” e “Profissionalização da Gestão Pública”. Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi eleito o melhor deputado com 19.809 votos.

 

Prêmio

O Prêmio Congresso em Foco é promovido anualmente pelo site Congresso em Foco que faz cobertura diariamente do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal. Os parlamentares foram submetidos a votação pelo público e pelos jornalistas que acompanham a atividade parlamentar no Congresso.

 

Atividade parlamentar

 

Com 35 anos de idade, o deputado federal Hissa Abrahão (PPS), em pouco mais de nove meses de mandato, apresentou 14 Projetos de Leis (PLs), além de duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) e mais 60 requerimentos e pedidos de indicações. Hissa teve dois projetos aprovados em plenário, sendo um sancionado pela presidente Dilma. No dia 7 de julho deste ano, a presidente Dilma sancionou a lei que torna crime hediondo e homicídio qualificado o assassinato de policial, bombeiro, militares das Forças Armadas, agentes da Força Nacional e do sistema penitenciário. O PL 493/2015, de autoria do deputado Hissa, foi apensado aos demais PLs similares no Congresso Nacional e se transformou na lei Nº 13.142 de 6 de julho de 2015.

 

Já no último dia 28 de março, o plenário da Câmara Federal, em Brasília (DF), aprovou por unanimidade a emenda aglutinativa (de autoria do deputado Hissa) ao Projeto de Lei 6701/13, que aumenta a pena para o diretor de penitenciária ou agente público que facilitar o acesso de presidiários a celular, rádio de comunicação ou similar.

 

Hissa também conseguiu a titularidade em seis comissões, entre elas a de Fiscalização Financeira e Controle e a Mista do Orçamento do Congresso Nacional. O parlamentar foi eleito vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão. A comissão investiga um rombo de mais de R$ 6 bilhões nos fundos de previdência complementar de funcionários públicos e de estatais.

Em 97 sessões plenárias, o deputado amazonense esteve presente em todas.

Roberto Brasil