Ex- ministro de Lula e Dilma – Guido Mantega é preso em nova fase da Lava Jato

By -
Ex-ministro Guido Mantega

Ex-ministro Guido Mantega

A Polícia Federal faz na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Arquivo-X, que corresponde à 34º fase da Operação Lava Jato. A ação ocorre em cinco Estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia — e no Distrito Federal.

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega,que estava em um hospital de São Paulo, foi detido de forma temporária no local por volta das 7h. Mantega ocupou o cargo nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff.

A suspeita que recai sobre Mantega, segundo a PF, é a atuação diretamente junto ao comando de uma empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha do PT.

Esses valores seriam destinados a pessoas já investigadas na operação e que atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido.

A prisão temporária tem duração de cinco dias corridos, mas pode ser prorrogada conforme determinação judicial. Mantega foi ministro do Planejamento de 2003 a 2004 e ministro da Fazenda de 2006 a 2015.//R7

 

Mario Dantas