Grávidas com suspeita de zika vírus terão UBS de referência

By -

atendimento-gravidas-suspeita-zika 01Manaus oferecerá espaço exclusivo para o acolhimento e desenvolvimento de ações de pré-natal a gestantes com suspeita ou confirmação de zika vírus. A Prefeitura de Manaus está reorganizando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, situada à avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, bairro Flores, para transformá-la no Serviço de Referência Obstétrica de Manaus para o enfrentamento do zika vírus em gestantes. Seu funcionamento está previsto para as próximas semanas.

“Estamos nos antecipando com a criação da estrutura dentro da UBS Nilton Lins destinada para realizar atendimento de pré-natal a gestantes com suspeita ou confirmação de zika vírus, com serviço multiprofissional de orientações sobre parto, nascimento, puerpério e puericultura; assistência psicossocial; e ênfase para a estimulação da detecção precoce da microcefalia”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

atendimento-gravidas-suspeita-zika 02O Serviço de Referência Obstétrica em Zika Vírus atenderá gestantes com suspeita ou confirmação de ter contraído zika vírus, oriundas das Unidades Básicas de Saúde, Maternidades, SPAs, Fundações, Hospitais, Serviço Privado, entre outros. O agendamento da consulta será realizado somente pela unidade de origem.

O serviço funcionará de segunda a sexta no horário de 7h às 13h  com equipe multiprofissional composta por médico gineco-obstetra, médico ultrassonografista, psicólogo, técnico de enfermagem, assistente social, enfermeiro, farmacêutico e assistente administrativo. “A Semsa pretende qualificar o serviço prestado a estas grávidas, garantindo melhor controle e acompanhamento de todos os casos notificados”, destacou Homero.

Roberto Brasil