Governo, Prefeitura e Amigos Solidários realizam ação social no Mauazinho

By -
Projeto Amigos Solidários foi realizado no Mauazinho

Projeto Amigos Solidários foi realizado no Mauazinho

Da Redação – Neste sábado (18), uma ação social foi realizada pelo Governo do Amazonas, Prefeitura e pelo Projeto Amigos Solidários no Lar Batista Janell Doyle, rua Igarapé do Mauá, bairro Mauazinho I, zona leste de Manaus. Mais de 500 pessoas foram atendidas nos serviços médicos, de identificação, trabalho, embelezamento, massoterapia, psicologia, assistência jurídica, odontólogos do Instituto social Ingrid Guilherme, profissionais da empresa Mary Kay e das Óticas Americanas.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-2O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania realizaram agendamento para identidade (1ª via), CPF e carteira de trabalho, os quais foram encaminhados aos Pacs. A coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Nobre de Camargo agradeceu a todos os profissionais que neste sábado prestaram um serviço de excelência.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-3Na área de saúde, a carreta da Mulher atendeu exames de ultrassonografia e mamografia, pediatria, vacinas, preventivo, serviço odontológico, fonoaudiologia e consultas jurídicas e com a psicóloga foram realizados pela Prefeitura de Manaus e os Amigos Solidários. O balcão de emprego, Cadastro Único para Bolsa Família também prestaram atenção as pessoas da comunidade.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-4A auxiliar de enfermagem, Leocádia Guedes, que atende na UBS da comunidade do Mauazinho, na prevenção do câncer de colo uterino (papa nicolau) alertou às mulheres para se preocuparem mais com sua saúde, uma vez ao ano deve ser feito o exame. Explicou ainda, que o interesse em fazer este exame tem aumentado, apenas por ser um requisito para se ter acesso ao bolsa família.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-5Abrigo para crianças em situações de risco

Magali Araujo, diretora do Lar Batista Janell Doyle, disse que o trabalho da Associação atende crianças e famílias por meio de dois programas: o Acolhimento Institucional e o Abrigo para Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco (crianças que tem seus direitos violados), isto acontece, quando o ‘vizinho’ denuncia a traves do 08100921407, conselho tutelar, delegacia ou para qualquer servidor público, sobre a situação de risco pela que atravessa uma criança.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-6Outro programa é sócio familiar e abriga 150 famílias cadastradas que são atendidas com educação infantil, reforço escolar, cursos para geração de empregos pela equipe multidisciplinar. “A criança chega sem a família e recebe acolhimento emocional, para ela se sentir segura, além de receber alimento, orientação na higiene e atenção em saúde. Uma vez ambientada é recebida com muito amor” , disse a diretora do abrigo Lar Batista.

amigos-solidarios-mauazinho-blogdafloresta-7Explicou que embora contem com apoio da SEAS e da Semash, há dificuldades em alguns casos que precisam ser encaminhados para as Secretarias (Susam, Suhab e Seped), também há muita falta de recursos financeiros para pagar os ‘cuidadores’ e outros profissionais, pois dependem das doações e dos chamados ‘padrinhos’ para continuar com as contribuições. Na oportunidade, a diretora do lar agradeceu ao Banco Bradesco e à Instituição Demolay pelas doações realizadas. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

Áida Fernandes