Governo não antecipará primeira parcela de 13º para aposentados

By -
Era praxe o repasse antecipado da primeira parcela do 13º em agosto ou setembro

Era praxe o repasse antecipado da primeira parcela do 13º em agosto ou setembro

Ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos nove anos, os aposentados e pensionistas do INSS não poderão contar com o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário. Informações obtidas pelo jornal O Globo junto à equipe econômica do governo apontam que por causa da redução na arrecadação, a primeira parcela do 13º deve cair apenas entre outubro ou novembro.

Nos últimos nove anos, era praxe o repasse antecipado da primeira parcela do 13º em agosto ou setembro. No entanto, fontes ligadas ao Ministério da Fazenda e Previdência afirmam que o governo não tem, no momento, R$ 15 bilhões para custear estas despesas. “Os ministérios da Fazenda e da Previdência tentarão uma solução até a próxima semana, mas, ainda que isso aconteça, dificilmente os segurados receberão o adiantamento nos mesmos prazos do ano passado”, informa o jornal O Globo.

No ano passado, de acordo com o jornal, o gasto com a antecipação do 13º foi de R$ 13,6 bilhões. Neste ano, a despesa será maior conforme o Globo, pois houve aumento dos custos da folha de pagamento em virtude de reajustes do salário mínimo e crescimento da quantidade de beneficiários. CONGRESSO EM FOCO

Roberto Brasil