Governo Japonês através da representação do seu consulado, em Manaus, assina contrato para Projeto de hidroterapia do Abrigo Moacyr Alves

By -

 12112244_10205246977549109_6877852969840166445_n

O Abrigo Moacyr Alves firmou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, a parceria com a representação do Governo Japonês através do seu consulado, em Manaus, para o financiamento do Projeto de Reforma e Ampliação da piscina. A assinatura do contrato aconteceu na sede da Instituição, localizada na Rua Profª. Léa Alencar, 1014, Alvorada I, Zona Centro-Oeste de Manaus.

 

11217520_10205246950708438_7602603916368930504_n

A solenidade contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em Manaus, Sr. Kazuo Yamazaki e das pessoas que compõem seu gabinete; do Presidente do Núcleo de Amparo Social Tomás de Aquino – Abrigo Moacyr Alves, Sr. José Tarcísio Feijó F. Machado; da Diretora do Abrigo Moacyr Alves, Sra. Claudete Ciarlini e da equipe multidisciplinar da instituição.

De acordo com o Cônsul Geral do Japão em Manaus, Sr. Kazuo Yamazaki, a doação de 77.257,00(Setenta e
Sete mil e Duzentos e Cinquenta e Sete) dólares norte americanos para o ‘Núcleo de Amparo Social Tomás
de Aquino tem o objetivo de reformar a piscina voltada para pessoas com deficiência do Abrigo Moacyr Alves.

12144675_10205246967588860_2306308721128854420_n

“Este programa de assistência governamental do Japão, é baseado no desejo do povo japonês de participar nos esforços de solucionar as necessidades básicas dos países amigos. Uma vez que todo recurso financeiro vem do imposto do povo japonês, o Consulado tem que selecionar o melhor projeto com muita responsabilidade. Para escolher os melhores projetos, o Consulado visita dezenas de locais e de entidades todos os anos, ouvindo as vozes das pessoas das regiões. O que o Consulado viu no Abrigo Moacyr Alves era uma cena em que, além de oferecer a proteção, todos os funcionários esforçam-se por criar o melhor ambiente possível a fim de encontrar e desenvolver o potencial e a capacidade que todas as crianças têm.Decidimos apoiar este projeto através da assistência governamental do Japão.Agora,estamos muito felizes e honrados por ter conseguido a oportunidade de contribuir com as atividades do Abrigo Moacyr Alves”, afirmou.

Atualmente, são atendidas 135 pessoas com deficiências por semana da comunidade, e mais de 500 atendimentos por mês, no setor de fisioterapia da instituição, com preferência para as crianças e adolescentes da cidade de Manaus, e ainda muito timidamente a prática da hidroterapia (somente às quartas feiras), de forma gratuita, no Abrigo Moacyr Alves, o que permite um melhor desenvolvimento dos tratamentos da fisioterapia, e consequentemente melhoria na qualidade de vida deles e para suas famílias.

Com a reforma, ampliação e adequação será possível ampliar os atendimentos, passando a ser todos os dias da semana nos dois turnos (matutino e vespertino), além de proporcionar ainda a prática da hidroginástica nas novas instalações.

Todos serão beneficiados, pois além das 56 crianças e adolescentes deficientes (neurológicas e físicas) da instituição, serão atendidos também as pessoas da comunidade do bairro, e todos aqueles que dela necessitarem.

A parceria com o Governo Japonês através do seu consulado em Manaus prevê ainda a aquisição de novos equipamentos e acessórios; aquecimento e cobertura da piscina; construção de vestiários; banheiros adaptados e rampa de acesso aos usuários.

A ação faz parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana que proporciona assistência financeira não reembolsável a vários organizações, como organizações não governamentais (ONGs), hospitais, estabelecimentos do ensino fundamental e governos locais, a fim de auxiliar na implementação de seus projetos de desenvolvimento. Este programa tem conquistado uma excelente aceitação, pois proporciona um apoio rápido e flexível aos projetos de desenvolvimento comunitário. A quantia da assistência concedida por projeto é, geralmente, de até 8,5 milhões de ienes japonesas (em torno de 85 mil dolares).

Mario Dantas