Governo do Estado repassa kits escolares a estudantes da capital e do interior

By -
Alunos da Escola Dom Bosto, em Eirunepé, mostram a novidade que são as mochilas com identidade visual própria

Alunos da Escola Dom Bosto, em Eirunepé, mostram a novidade que são as mochilas com identidade visual própria

Como parte das ações de valorização e atendimento aos alunos da rede pública estadual, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), investiu 11,6 milhões de reais na aquisição de kits escolares. Os itens já estão SENDO encaminhados às escolas públicas estaduais de todos os municípios e beneficiarão mais de 490 mil estudantes.

Conforme informações do Departamento de Logística da Seduc, os kits escolares estão sendo encaminhados e já contemplam cerca de 90% dos municípios amazonenses. Para a capital, a distribuição será viabilizada nos próximos dias.

Cada kit é composto por materiais diversos para uso pedagógico, tais como: cadernos (incluindo cadernos caligráficos e para desenho), estojo de lápis de cor, régua, giz de cera, tesoura sem ponta, lápis, borrachas, apontadores de lápis, dentre outros itens. O kit também inclui uniforme e tênis. A novidade deste ano fica por conta das mochilas escolares, estilizadas com identidade visual própria.

Para que cada estudante seja beneficiado o Governo do Amazonas investiu aproximadamente R$ 11,6 milhões na aquisição de todo o rol de materiais. A expectativa é oportunizar os itens aos mais de 490 mil estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual de educação.

Em Iranduba, estudantes e o kit que também inclui uniforme e tênis

Em Iranduba, estudantes e o kit que também inclui uniforme e tênis

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, toda a rede será atendida. “Definimos um cronograma junto ao nosso departamento de logística para que todas as escolas da capital e interior sejam beneficiadas em nível de igualdade. Todos os alunos receberão materiais de qualidade para que as atividades em sala de aula sejam eficazes e prazerosas”, explicou.

Material extra para a Educação Especial – Com uma didática diferenciada, os materiais destinados aos alunos da Educação Especial foram pensados de acordo com cada necessidade de aplicação dos métodos em sala. Os alunos da rede estão sendo contemplados com itens que vão desde cadernos de escrita ampliada e braile, às bengalas de tamanhos diferenciados para alunos com deficiência visual.

Para os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do Programa de Correção do Fluxo Escolar e do Projeto Avançar, o kit chega com o acréscimo de cadernos universitário 200 páginas e caneta esferográfica azul.

Nos últimos dias os alunos do município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), assim como de demais localidades do Amazonas, receberam com entusiasmo os seus kits. Dentre as unidades de ensino contempladas em Eirunepé está a escola estadual Dom Bosco, que recebeu, dentre outros itens, 350 mochilas e 350 pares de tênis, encaminhados aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo a gestora da escola, Maria de Fátima Libânio, o material tem uma grande importância na vida das crianças. “O material representa muito para eles, principalmente às crianças de famílias carentes”, informou.

Kit do professor – Pensando na excelência e qualidade na educação, o Governo do Amazonas também está repassando kits específicos para os professores. Dentre os itens de uso imediato estão inclusos: caderno universitário com 200 páginas, caneta esferográfica azul e vermelha, caneta marca texto (estojo com três cores), pincel hidrográfico para quadro branco (com seis unidades), régua e borracha.

Ainda para o primeiro bimestre está prevista a entrega de tablets aos professores da rede pública. Os equipamentos, cuja fabricação está em processo de conclusão, contarão com

aplicativos que possibilitarão uma maior interatividade em sala de aula, oferecendo recursos em gráficos 3D e uma infinidade de gráficos a serem explorados junto aos alunos.

Escolas recebem material de apoio – Os recursos e materiais de apoio também estão sendo encaminhados às escolas da rede estadual na capital e interior de acordo com a classificação de ensino. Produtos como, cola branca e bastão, tecidos TNT em cores diversas, pincéis hidrográfico, papéis em tamanhos e cores variadas, tintas guache, massas de modelar, fitas dupla face e pistolas de cola quente, já estão sendo armazenados para uso e desenvolvimento de atividades lúdicas ao longo do ano.

Redação