Governo do Estado entrega implementos agrícolas na comunidade Bela Vista, em Beruri

By -
Parcerias como essas são fundamentais para ampliar as ações no setor primário melhorando a renda, segundo Sidney Leite

Parcerias como essas são fundamentais para ampliar as ações no setor primário melhorando a renda, segundo Sidney Leite

A comunidade Bela Vista, no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) recebeu, na manhã de hoje (22), implementos agrícolas para mecanização da produção rural, a partir do convênio firmado entre o Governo do Estado do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social (FPS), com a Associação dos Agricultores de Bela Vista. O secretário da produção rural, Sidney Leite, e a secretária do FPS, Vânia Cirino, fizeram a entrega dos equipamentos no local. 

entrega-implementos-agricolas-beruri-2A comunidade possui 160 agricultores e tem a economia baseada na produção de mandioca, banana, pupunha e citricultura (laranja e tangerina). Além de abastecer a sede do município, a farinha produzida na localidade também abastece a cidade de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus.

No total foram entregues três  multicultivadores, três kits encanteiradores, três carretas com capacidade para cargas de até duas toneladas e três enxadas rotativas para o preparo de áreas mecanizadas, proporcionando melhor qualidade no plantio e aumento da produtividade. O convênio no valor de R$ 141,9 mil é inédito no município.

entrega-implementos-agricolas-beruri-3Um dos principais produtores de farinha de Bela Vista, Joaquim Braga, destacou que com os equipamentos será possível aumentar sua produção, uma vez que o escoamento será facilitado.

“Deixei de produzir malva e hoje produzo mandioca, pimenta doce e melancia. Do meu terreno até a comunidade são três quilômetros e muitas vezes pra escoar meu produtos tinha que esperar a boa vontade de algum vizinho com carro de boi para trazer pra mim. Agora não, com as carretas facilita e melhora até a qualidade da nossa farinha. Além disso, com essas ferramentas vou poder produzir na várzea também”, afirmou.

entrega-implementos-agricolas-beruri-4Para o titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Sidney Leite, parcerias como essas com a FPS são fundamentais para ampliar as ações no setor primário melhorando a renda, as condições de trabalho e por consequência a qualidade de vida do produtor.

“Além de trabalhar com a mecanização garantindo a melhoria da qualidade dos produtos e aumentando a produção, a FPS tem trabalhado com a gente na questão das agroindústrias. Aqui em Beruri há investimentos do fundo numa planta industrial para o beneficiamento da castanha  e estamos fazendo todo um processo para não somente melhorar a gestão, como também modernizá-la”, explicou.

A secretária Da FPS, Vânia Cirino destacou que além das ações sociais, o FPS possui ações voltadas para o setor primário. “Trabalhamos com diversos segmentos, mas parcerias como esta, no setor primário, sempre nos dão bons resultados. Vemos o empenho dos produtores em fazer com que o trabalho continue de forma melhorada nas comunidades”, disse.

Roberto Brasil