Governo do Estado disponibiliza agendamento para emissão de CTPS Digitalizada em todos os postos do Sine Amazonas

By -
A nova CTPS permite consultas online sobre a vida profissional do trabalhador

A nova CTPS permite consultas online sobre a vida profissional do trabalhador

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), está finalizando o processo de implantação de emissão de CTPS Digitalizada em todos os postos do Sine Amazonas da capital. A partir desta segunda-feira (6), o trabalhador poderá realizar agendamento e solicitar sua CTPS Digitalizada em qualquer um dos postos localizados nos prédios do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Essa medida integra o projeto de modernização dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado ao cidadão.

Para os que já possuem a carteira, não há necessidade de atualização de documento, somente no caso de segunda via ou de primeira emissão que a nova Carteira de Trabalho é impressa e validada pelo sistema. “Frisamos que não haverá mais fornecimento de Carteira do Trabalho e Previdência Social de preenchimento manual”, informa o secretário estadual do Trabalho, Breno Ortiz.

A CTPS Digitalizada tem validação nacional dos dados do trabalhador, garantindo mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no momento da solicitação. “Com as informações atualizadas e disponíveis, o documento permitirá ainda a realização de consultas sobre a vida profissional do cidadão, como a verificação do saldo do Fundo de Garantia (FGTS), contagem do tempo de serviço, pagamento de abono salarial, além de que todo trabalhador terá seus dados profissionais registrados em um único banco de dados do governo, onde estarão disponíveis informações de contratos de trabalho, que permitirá maior agilidade no pagamento de benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirma o secretário.

Documentos necessários – No novo documento, todo o processo é digitalizado desde a foto até a assinatura, e já vem com o número do PIS. Para emissão da primeira ou segunda via da CTPS digitalizada, o interessado deve apresentar: CPF, Carteira de Identidade, Titulo de Eleitor, comprovante de residência e a CTPS antiga (em caso de segunda via). O novo documento fica pronto em 10 dias e deve ser retirado no mesmo posto de atendimento em que foi solicitado.

“Investir na modernização da Gestão Pública e nos bons serviços em beneficio do trabalhador é um dos objetivos do Governo do Estado”, destaca o secretário Breno Ortiz.

Agendamento – O Agendamento para solicitação da CTPS Digitalizada pode ser realizado pelo site da ouvidoria do Estado (www.ouvidoria.am.gov.br), ou pelo Disk Cidadão (0800-2862300), ou no próprio PAC.

Endereço dos Postos do SINE AMAZONAS nos PAC:

SINE AMAZONAS – MATRIZ – Avenida Joaquim Nabuco, 878 – Centro.

PAC Cidade Nova – Avenida Noel Nutels, 1350 – Cidade Nova – Zona Norte;

PAC Educandos – Avenida Beira Mar, s/nº – Educandos – Zona Centro Sul;

PAC Galeria dos Remédios – Rua Miranda Leão, s/nº – Centro.

PAC Compensa – Avenida Brasil, 1.325 – Compensa I

– PAC São José – Alameda Cosme Ferreira, 4605 – Uai Shopping São José – São José.

– PAC Parque 10 Mall – Avenida Tancredo Neves, 645 – Parque 10.

– PAC Cidade Leste – Avenida Autaz Mirim, 288 – Tancredo Neves.

– PAC Alvorada – Avenida Desembargador João Machado, 492 – Alvorada.

Roberto Brasil