Governo do Estado dá início às programações da Semana da Pátria e do Amazonas

By -
"Nessa semana, devemos pensar sobre esse espírito de patriotismo e civismo", destacou o governador em exercício Josué Neto

“Nessa semana, devemos pensar sobre esse espírito de patriotismo e civismo”, destacou o governador em exercício Josué Neto

Para celebrar os momentos históricos que marcam a Independência do Brasil e a Elevação do Amazonas à categoria de Província, o Governo do Estado deu início na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, às programações da Semana da Pátria e Semana do Amazonas.

A cerimônia que oficializou a abertura das atividades cívicas aconteceu no Complexo da Ponta Negra, na Avenida Coronel Teixeira, zona oeste e contou com a presença do deputado estadual Josué Neto, governador do Estado em exercício, do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva e autoridades civis e militares.

Como ocorre tradicionalmente, a solenidade foi iniciada com a Benção do Fogo Simbólico, realizada na igreja de Nossa Senhora do Sameiro (Avenida Coronel Teixeira), seguida pela Corrida do Fogo Simbólico, na qual 400 pessoas, dentre as quais aproximadamente 200 estudantes da rede pública, se revezaram em um percurso de cinco quilômetros conduzindo a tocha que simbolizou o amor pela pátria.

abertura-semana-da-patria-2Ao final da Corrida do Fogo Simbólico, no Complexo Ponta Negra, a tocha foi entregue pela atleta e professora de Educação Física da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), Laiana Rodrigues – medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto – ao governador em exercício, deputado Josué Neto, que realizou o acendimento da pira cívica que ficará exposta até o dia 7 de setembro na Ponta Negra.

Na solenidade, o governador em exercício, deputado Josué Neto, falou sobre a importância dos eventos que marcam a Semana da Pátria e do Amazonas. “Toda data comemorativa é feita para que possamos refletir. Nessa semana, devemos pensar sobre esse espírito de patriotismo e civismo. A Semana da Pátria é, sem dúvida, o momento propício para expressar os nossos sentimentos positivos para com o nosso país e estado, no sentido de promover o desenvolvimento e ter um espírito público com respeito aos cidadãos”, afirmou.

Durante a cerimônia, também foram homenageados pessoas de referência pela sua contribuição pública ao desenvolvimento do Amazonas e do Brasil. Neste ano, foram homenageados como “Vulto Nacional” a professora Sulamita Santos de Moura Couteiro (in memorian), como “Vulto Estadual”, economista que exerceu o cargo de secretário de Estado da Fazenda por nove anos, Isper Abrahim Lima e como “Mulher Amazonense”, a secretária de Cidadania e Justiça (Sejusc), Maria das Graças Soares Prola.

abertura-semana-da-patria-3O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, também ressaltou a relevância das solenidades programadas. “A Semana da Pátria é um momento de grande simbologia e, regionalmente, está alinhada com as comemorações pela Elevação do Amazonas à categoria de Província. Nestes eventos, pretendemos mobilizar a comunidade estudantil e educacional, favorecendo o sentimento de patriotismo e de valorização para com o país e o estado”, citou o secretário da Seduc, Rossieli Silva.

Programação da Semana da Pátria – Neste ano, as programações da Semana da Pátria e do Amazonas terão continuidade no próximo dia 5 de setembro, data em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província, às 7h30, na Praça da Saudade (centro de Manaus), com a solenidade de homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas. No mesmo dia, às 10h, acontecerá o desfile naval, na Ponta Negra, sob a organização das Forças Armadas.

À tarde, às 17h, no Sambódromo (Centro de Convenções), sob a coordenação do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acontecerá o desfile escolar, reunindo 7 mil estudantes de 40 escolas da rede pública de ensino, além de fanfarras e bandas marciais.

7 de Setembro – No dia que marca a Independência do Brasil (7 de Setembro), a programação será iniciada às 8h15, com o desfile Cívico Militar, na Avenida Coronel Teixeira (trecho entre o Tropical Hotel e a Avenida do Turismo), na Ponta Negra. A programação é coordenada pelas Forças Armadas.

Na sequência, às 17h, também na Ponta Negra, acontecerá a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico, que marcará o encerramento das atividades da Semana do Amazonas e da Pátria do ano de 2015.

Roberto Brasil