Governo do Estado assina convênio com oito municípios para dar assistência às famílias afetadas pela enchente

By -

defesa-civil-encontro-prefeitos-01Nesta terça feira (02), na sede da Defesa Civil, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus foi firmado um convênio, entre o Governo do Estado do Amazonas e os oito municípios, para dar assistência às famílias afetadas pela enchente do rio. Mais de dois milhões de reais serão repassados, participaram da reunião, Prefeitos e representantes que agradeceram o apoio do Governador, José Melo.

O Secretario da Defesa Civil do Estado, Cel QOBM Roberto Rocha, fez um balanço da situação e disse que é normal e que continua o trabalho de assistência às famílias atingidas pela cheia do rio Amazonas, disse também que no próximo dia 04 terá início à ajuda aos oito municípios (Benjamin Constant, Carauari, Careiro da Várzea, Manacapuru, Juruá, Itacoatiara, Jutaí e Maraã).

defesa-civil-encontro-prefeitos-02Até agora são 247 mil pessoas afetadas e 57 famílias atingidas neste desastre natural. “existem cidades no estado que precisam ser removidas por completo, o ciclo da enchente não mudará e sabemos das dificuldades dos gestores”, destacou a sensibilidade do Governador José Melo neste sentido e destacou a necessidade de contar com recursos do Governo Federal para continuar o apoio.

O Prefeito de Manacapuru, Jaziel Nunes de Alencar disse “são muitos os problemas financeiros, sou muito grato pela ajuda do Governo do Estado, temos mais de 20 mil famílias afetadas, 40% das zonas urbanas estão abaixo da água e 62 escolas estão fechadas por conta disso”

defesa-civil-encontro-prefeitos-03“A situação é preocupante, o município de Juruá não conta com recursos para enfrentar a enchente, uma escola e quadra que não foram inauguradas encontram-se debaixo da água, estamos aguardando a segunda parcela de ajuda do Governo do Estado do Amazonas”, disse o Prefeito Tabira Ramos Dias.

O informe do vice Prefeito do município de Itacoatiara, Joselito Barbosa indica que são 19 bairros afetados, 120 comunidades em estado de calamidade e 32 escolas debaixo da água.

defesa-civil-encontro-prefeitos-04Doenças e outros problemas no tempo da seca

Todos os prefeitos agradeceram a ajuda recebida e destacaram o trabalho que vem realizando a Defesa Civil. Um dos municípios mais afetados a cada ano é Careiro da Várzea, o Prefeito Duarte disse “todos os anos acontece esta situação de calamidade, talvez somos um dos municípios mais prejudicados e estamos recebendo menos recursos que no ano passado (2014), é evidente que temos mais dificuldades”.

Segundo o Prefeito de Carauari, Francisco Costa, são oito escolas sem funcionar e 162 famílias afetadas e disse “agora a preocupação será com a seca, pois as doenças e outros problemas irão aparecer. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil