Governo do Estado apresenta números e ações do Proderam no Alto Solimões

By -

Jose-Melo

José Melo

Mais de 230 mil pessoas beneficiadas, em nove municípios do Alto Solimões. Estes foram os números apresentados, na última sexta-feira (26), pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).

Com financiamento do Banco Mundial, o Proderam atua desde 2009 nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tonantins, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Amaturá, Jutaí e Fonte Boa, com ações integradas de saneamento, saúde e desenvolvimento sustentável em toda a região.

Somente na área de saneamento, o Proderam vem executando obras de ampliação e melhoria nos sistemas de abastecimento de água de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga, que totalizam investimentos da ordem de R$ 32.012.008,05, benefciando mais de 62 mil pessoas. Em Atalaia do Norte as obras já foram concluídas e a distribuição já está em fase de teste.          

A meta do Governo é, até o final de 2014, universalizar o acesso à água potável, nos nove municípios, através da otimização dos sistemas existentes, por meio da implantação de Sistemas de Abastecimento de Água nas áreas rurais, em vilas, povoados, comunidades e população dispersa. “Faremos o que for possível para tornar isso uma realidade, pois o que a população quer é a água saindo das torneiras de suas casas”, disse o vice-governador José Melo.

Redação