Governo do Amazonas vai regularizar áreas rurais em Coari e Codajás

By -

Forca Tarefa Terra Legal em RondoniaO Governo do Estado, por Meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), vai começar a regularização fundiária nos municípios de Codajás e Coari, a 285 e 421 quilômetros de Manaus, via fluvial, respectivamente, com meta de entregar 1 mil títulos para trabalhadores rurais.

O trabalho de regularização fundiária deve começar em setembro. Em Codajás será beneficiada a gleba Lago Miuá, com 350 lotes. Em Coari, serão regularizados 650 lotes na gleba Espírito Santo.

Em anos anteriores, o Governo do Amazonas fez parceria com o Programa Terra Legal do Ministério de Desenvolvimento Agrário, (MDA) para a regularização fundiária no interior, mas, este ano serão usados recursos do fundo de regularização fundiária da SPF.

Na parceria com o MDA foram beneficiados os municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Novo Airão, Anamã, Itacoatiara, careiro, Careiro da Várzea, Autazes, Silves, Urucurituba, Manacapuru, Anori, Itapiranga, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba e área rural de Manaus.

O título definitivo vai garantir segurança jurídica sobre a posse da terra e acesso a financiamentos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de suporte técnico do Idam para melhorar a produção rural.

Roberto Brasil