Governo do Amazonas promove Campanha de Prevenção contra DST e Aids no Carnaval

By -
Será feita a distribuição de 1,2 milhão de preservativos aos foliões

Será feita a distribuição de 1,2 milhão de preservativos aos foliões

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) deu início à Campanha de Prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids, focada no Carnaval, por meio da qual estão sendo promovidas ações de caráter preventivo e de orientação em todos os 61 municípios do interior e na capital. A programação segue até 14 de março e inclui a distribuição de 1,2 milhão de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, blitze informativas com distribuição de panfletos, dentre outras ações. A campanha é organizada pela Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e é executada pelas secretarias municipais de saúde.

A programação tem caráter estratégico e busca intensificar, neste período, as ações que vêm sendo realizadas durante todo o ano. O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, frisa que um dos destaques da campanha deste ano é que as ações serão estendidas ao período pós-carnavalesco, com o objetivo de incentivar as pessoas a se submeterem ao exame para o diagnóstico precoce de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. “Quanto mais cedo for feita a identificação da doença, maior é a chance de cura do paciente acometido por Sífilis ou hepatites B e C. No caso do HIV, o diagnóstico precoce é, também, fundamental para manter a doença sob controle e oferecer maior qualidade de vida a esse paciente”, explica.

Neste sábado (22) e domingo (23), serão realizadas atividades preventivas em pontos diferentes da cidade, como na Banda da Bica e na quadra da Escola de Samba de Aparecida. Em Manaus, a ação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sob a orientação da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, e conta com apoio de Organizações Não Governamentais como o Fórum de OSC AIDS, Associação Garotos da Noite, Rede Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, dentre outras.

No período pós-carnavalesco, de 10 a 14 de março, serão oferecidas testagem rápida e orientações na Fundação Alfredo da Mata, órgão do Governo do Estado, e em outras 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas à Semsa. De acordo com a Semsa, as unidades são: UBS Megumo Kado, Policlínica Dr. Antonio Comte Telles, UBS Frei Valério di Carli, UBS Áugias Gadelha, Policlínica Dr. José Antonio da Silva, UBS Santa Luzia, UBS Amazonas Palhano, Policlínica Ana Barreto, UBS Morro da Liberdade, Posto de Saúde Rural Pau Rosa, Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá, UBS Maria Leonor de Freitas e UBS Bairro da Paz.

Redação